Amor à mesa

Especialista alerta para importância de a família se reunir para as refeições

Adriana Queiroz
13/04/2022 às 00:43.
Atualizado em 13/04/2022 às 10:45
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Muito além das regras de etiqueta, arrumar uma mesa para reunir a família ou os amigos é uma demonstração de carinho e afeto que pode ainda colaborar para resgatar o amor, a comunhão e a conexão entre as pessoas. Esse é o poder que uma mesa posta tem na concepção da bióloga montes-clarense Shirley Gomes Magalhães.

Há 22 anos trabalhando na indústria farmacêutica, ela é uma apaixonada pelo universo da mesa posta e do receber bem. Se especializou na área, transformando o que era um hobby em um trabalho prazeroso, que faz com amor e excelência.

Casada com Marcelo Martins Magalhães há dez anos, ela conta que foi o casamento despertou nela o fascínio pela arte da mesa posta com o intuito de servir bem o marido e todas aqueles que recebessem em casa. Para se aprimorar, fez diversos cursos e ainda hoje estuda sobre o assunto. 

“À medida que estudava e aprimorava os meus conhecimentos, foi despertando em mim um desejo mais profundo de compartilhar essa verdade com todas as mulheres. Partilhar o que aprendi e amo fazer, não pelo simples fato de decorar a mesa, mas por tudo o que nos é revelado quando vivemos verdadeiramente essa experiência. Essa verdade tocou meu coração, mudou minha mente e a minha forma de ver a mesa”, conta.

A partir daí, criou o Instagran “Sente-se à mesa – Etiqueta com Propósito”, indo muito além das regras de etiqueta, mas revelando os segredos da mesa que colaboram para a união e compartilhamento de amor e carinho durante as refeições.
 
CURSO
Para quem quer aprender essa arte, Shirley vai ministrar um curso no dia 30 de abril. “Sente-se à mesa” – Sobre Receber Bem e Mesa Posta” está recheado de dicas simples e criativas para se fazer inesquecíveis os momentos das refeições em família e com os convidados. 

“No curso ensino o passo a passo para receber bem e para criar oportunidades para o tempo à mesa com a família. Muito mais do que preparar lindas mesas decoradas, o curso dá dicas para se investir no tempo à mesa, gastando pouco e usando o que você tem”, afirma.

O tempo à mesa, para a bióloga, é “memorável”. “Tem o poder de selar futuros, transformar vidas, tornar as pessoas mais seguras e confiantes em si mesmas. Devolve dignidade, fortalece relacionamentos, cria memórias inesquecíveis”, enumera.
 
PÁSCOA
Shirley lembra que estão se aproximando duas datas especiais, em que as famílias têm a oportunidade de praticar o hábito do tempo à mesa: Páscoa e Dia das Mães.

A principal dica da especialista é: se permita viver este tempo! “Não se preocupe em usar louças caras, prepare a mesa usando o que você tem. Use a criatividade, olhe ao seu redor, uma linda flor do seu jardim pode ser usada para decorar sua mesa. Copos, taças podem ser usados como vasos e serem decorados com flores. É possível fazer um lindo arranjo para Páscoa usando por exemplo, casca de ovo! Isso mesmo, a casca de ovo serve como base para você montar um lindo arranjo decorativo”, ensina.

Shirley acredita que a pandemia aproximou mais as famílias e recuperou o hábito da alimentação com todos reunidos à mesa. 

“As pessoas tiveram que se voltar para suas casas e assim passaram a observá-la mais e também passaram a ter mais oportunidade de sentar-se à mesa com suas famílias. Este tempo é precioso! É muito mais do que apenas criar um ambiente lindo, ornamentado e escolher as mais lindas louças e pratarias de luxo. Na verdade, sentar-se à mesa é colocar em prática a nossa melhor versão”, diz.

E não para por aí. Ela acredita que para enfrentarmos o mundo e vencer as guerras diárias, “é preciso, primeiramente, cuidar do nosso bem mais precioso: nosso lar, pois é em família, quando estamos conectados que estabelecemos vínculos duradouros através da conexão de nossos corações. Essa conexão faz a nossa família mais forte e pronta para vencer os desafios que o mundo nos apresenta”.

E para quem coloca na correria do dia a dia a desculpa para não sentar-se à mesa, ela diz: “nós precisamos criar essa oportunidade, não deixar a correria roubar de nós esse tempo precioso”.

Veja mais dicas no Instagram @sentese_amesa

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por