![]() Itacarambi está na margem esquerda do rio São Francisco |
A cidade de Itacarambi fica localizada no alto-médio do curso do rio São Francisco, no vale do rio Peruaçu, norte de Minas Gerais. Nas suas origens, ela está vinculada à exploração da região através das “entradas” e “bandeiras” que abriram caminhos, estabeleceram pontos de parada, fundaram pequenos aglomerados como apropriações territoriais que progressivamente iriam permitir a penetração e a colonização do estado. Estas penetrações foram palco de muitas batalhas e perseguição aos nativos.
A arte rupestre do Vale do Peruaçu é formada por dezenas de milhares de figuras pintadas ou gravadas nos paredões de rocha. A pintura da louça produzida na Olaria esta associada à tradição das culturas indígenas desde épocas remotas. Desenhos e esculturas de formas casuais, representativas, objetivas e evocativas que remetem às expressões remotas dos que ali habitaram com espaços temáticos na cidade com intuito de reconstituição histórica.
No itinerário urbano, praças, muros, meios-fios de calçadas sugerem como espaço especial destinado a armazenar e transmitir mensagens. Carrancas gigantes, esculpidas em madeira e concreto, como portais que emolduram a Praça da Água Viva