Para aumentar o espírito natalino, o montesclarense terá, no próximo dia 20, um momento simbólico de comemorar a passagem cristã. Com apoio da secretaria municipal de Cultura, acontecerá o II Encontro de Ternos de Folias e Tradições Sertanejas. Será durante todo o dia, na igreja do Rosário, à avenida Coronel Prates, Centro –Praça Portugal.
De acordo com os coordenadores do evento, Durval Santos e Wedson Peixoto, é um momento de confraternização cultural e religiosa dos Ternos de Folia, dos grupos tradicionais e das novas criatividades. Será, ainda, uma oportunidade de promover, resgatar e divulgar as potencialidades culturais da região.
Nesta edição, o encontro contará com uma programação especial. A partir das 8 horas, haverá homenagens ao centenário de nascimento do médico e historiador Hermes de Paula, que se comemora este ano. Às 9h30, celebração de missa, acompanhada de cantos religiosos.
Estão programadas, ainda, apresentações de modas de viola e rodas de lundu com o Grupo de Sapateado Caipira Lundu, guaianos, além de barracas para venda de comidas típicas. O público será brindado, também, com a apresentação da Orquestra de Rabeca do Sertão, reunindo vinte integrantes que utilizam instrumentos de fabricação artesanal, e do Grupo de Viola Brasil Caboclo, do Sesc/Montes Claros. Felisberto Veloso, Seu Beto, ator e poeta matuto, que pesquisa a obra de Cândido Canela, recitará poemas do montesclarense ilustre, cujo centenário de nascimento será comemorado em 2010.
Ao todo, 20 ternos de folia foram convidados para o evento, oriundos das zonas urbana e rural de Montes Claros.
- Isso representa cerca de 500 pessoas, número que torna o evento ainda mais rico na sua missão de aproximar as pessoas na defesa de nossa história, concluem os coordenadores.