Tradição e fé

Emoção e encanto marcam o cortejo de Nossa Senhora do Rosário

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 15/08/2024 às 19:00.
O tradicional desfile religioso começou na praça Dr. João Alves e seguiu pelo centro da cidade até chegar à praça Portugal, onde está a igreja do Rosário (LEONARDO QUEIROZ)

O tradicional desfile religioso começou na praça Dr. João Alves e seguiu pelo centro da cidade até chegar à praça Portugal, onde está a igreja do Rosário (LEONARDO QUEIROZ)

As tradicionais Festas de Agosto de Montes Claros receberam na última quinta-feira (15) o primeiro cortejo com o Reinado de Nossa Senhora do Rosário. Em sua 183ª edição, a aclamada tradição celebrou a vibrante cultura, unindo tradição e fé com o emocionante desfile multicolorido dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos, encantando todos os visitantes e famílias pelas ruas do centro de Montes Claros. 

As Festas de Agosto e o Festival Folclórico de 2023 tiveram início na última terça-feira (13), com uma solenidade de abertura na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, localizada no bairro Morrinhos. Na quarta (16), foi realizado o levantamento do mastro de Nossa Senhora do Rosário na praça Portugal, região central da cidade. 

O tradicional cortejo religioso saiu da praça Dr. João Alves e percorreu o centro da cidade até chegar à praça Portugal, onde está a igreja do Rosário. Centenas de admiradores e visitantes, entre eles crianças, adultos e idosos foram atraídos para a festa que representa uma das manifestações culturais mais antigas de Minas Gerais. 

O filho do mestre Zanza, Junior Zanza, que assumiu a frente do Primeiro Terno de Catopês, após o falecimento do pai, em outubro de 2021, fala da emoção de mais um ano. “Hoje é o primeiro dia do cortejo, Nossa Senhora do Rosário, cor azul e hoje é cumprimento da chave que abre as portas das festas de agosto. Os grupos estão bastante felizes, bastante alegres, são momentos de devoção, de fé, de tradição, de levar nossa cultura e manter para a presente e futura geração. Continuamos aprendendo um pouco mais a cada dia através da nossa ancestralidade de nossos saudosos mestres ao qual muito nos ensinou e seguimos construindo esse legado que é nosso, sempre observando os antigos e vivendo como”, diz.   
 
VISITANTES
Vando Fernandes, que veio do Rio de Janeiro, conta que planeja estar presente em Montes Claros nos próximos anos. “É a segunda vez que estou vindo a Montes Claros e estou encantado com as festas de agosto, principalmente essa manifestação cultural que é muito linda, o que os catopês representam com os marujos e caboclinhos. É uma festa acolhedora, incrível, que tem uma ancestralidade ímpar, que fica difícil poder explicar com palavras o que a gente sente quando participa dessa manifestação e dos cortejos. E com certeza tenho a total certeza de que voltarei todos os anos para poder sentir essa sensação maravilhosa”, explica o turista. 

Iderian Sebastião Neto, filho do mestre Nenzim, que fez parte da primeira marujada de Montes Claros, conta que seu pai o entregou a responsabilidade de continuar todo o trabalho. “Da forma que ele me entregou, está até hoje. Hoje foi o primeiro dia e o coração está a mil e mesmo que estamos acostumados quando chega o dia é como se fosse a primeira vez. É uma honra manter a tradição que meu pai deixou e que veio do meu avô para manter a viva a nossa cultura e nossa história”, diz. 

Nesta sexta-feira (18), a cidade se prepara para realizar o cortejo de São Benedito e no sábado (19) o cortejo do Divino Espírito Santo. O encerramento das comitivas religiosas acontecerá no próximo domingo (20), durante o Encontro Mineiro de Ternos de Congado.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por