Em ritmo de hip hop: Mostra de hip hop e cinema promove inserção social de jovens através de atividades lúdicas e educativas

Jornal O Norte
26/07/2007 às 16:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:10

A programação acontece


neste fim de semana,


no bairro Independência,


zona norte de Montes Claros




O movimento hip hop
tem sido a melhor alternativa de cultura, lazer e entretenimento para jovens e adolescentes da periferia de Montes Claros (foto: divulgação)

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Neste fim de semana, jovens do bairro Independência, zona norte de Montes Claros, participam da 3ª Mostra Hip Hop e Cinema do Norte de Minas, promovida pelo ICCAP - Instituto de Cultura, Comunicação e Arte da Periferia. Durante dois dias, serão realizadas palestras, oficinas de dança, shows e exibição de filmes, promovendo uma interação entre os grupos de hip hop e dança de rua, grafiteiros e Dj's de Montes Claros e região. As atividades acontecem na escola municipal Maria de Lourdes Pinheiro, no bairro Independência.

Segundo Fábio Neves, presidente do ICCAP e que também integra o grupo hip hop Relato Fatal, a mostra vai proporcionar aos grupos que já estão estruturados uma oportunidade de mostrar seu trabalho e compartilhar experiências, além de ser um momento para se conhecer um pouco mais sobre a cultura hip hop.

- O movimento hip hop tem sido a melhor alternativa de cultura, lazer e entretenimento para jovens e adolescentes da periferia e a Mostra ajuda no combate à violência, pois oferece aos jovens a oportunidade de ocupar seu tempo com atividades que estimulam a criatividade e a reflexão de seu papel junto à comunidade onde vivem – ressalta.

HIP HOP

O movimento cultural surgiu nas comunidades dos subúrbios negros e latinos de Nova York (Bronx, Harlen e Brooklyn) no final da década de 1960. Esses subúrbios enfrentaram todo tipo de conflitos sociais levando jovens para rua, único lugar onde encontravam espaço para se manifestar e, geralmente, entravam em um sistema de gangues, ficando à mercê de suas regras.

Habitados por migrantes vindos principalmente da Jamaica, os bairros eram movimentados por festas de rua, com equipamentos sonoros possantes chamados de Sound System e, em alguns lugares, com carros de som chamados de sound systems of a car (carros equipados com equipamentos de som). O Sound System foi levado para o Bronx em Nova Iorque pelo DJ Kool Herc, que aos 12 anos migrou com sua família para os Estados Unidos, iludidos pelo American way of life. Junto, Herc levou o Toast (modo de se cantar bem, parecido com o RAP, com levadas bem fraseadas e rimas bem feitas, muitas vezes politizadas e outras, banais e sexuais).

Nesse contexto nasceram diferentes manifestações artísticas de rua na música, na dança, na poesia e na pintura. O DJ Afrika Bambaataa criou o termo hip-hop para descrever a cultura que começou a ganhar espaço e se difundiu por todo o mundo. O DJ Kool Herc é considerado como o criador do movimento, que tem como elementos o MC (rap), DJ, grafite e breakdance. Alguns ainda adicionam o ativismo político, a moda e a gíria como outros elementos importantes da cultura.

INSERÇÃO SOCIAL

Fábio Neves diz que em Montes Claros existem vários grupos formados e com estilos bem definidos e que todos participam de projetos sociais, fazendo um trabalho de conscientização para o combate à violência e à criminalidade e promovendo a inserção social.

- Com a Mostra, queremos criar uma parceria entre os grupos da cidade e da região, fazendo um intercâmbio em todo o estado de Minas Gerais, de forma que os grupos possam encontrar apoio entre si - diz o rapper, que conseguiu junto à câmara de vereadores de Montes Claros, instituir no calendário municipal o dia do Hip Hop, 20 de novembro, que coincide com o Dia Nacional da Consciência Negra.

Segundo o rapper, o projeto de documentar a classe para viabilizar a busca por apoio financeiro e, assim, aumentar o alcance do movimento junto à comunidade, é uma luta antiga.

- Estamos atuando em 40 bairros e queremos estender nossas atividades a toda a periferia da cidade e, ainda, dar suporte aos grupos das cidades vizinhas. A intenção é que todos os jovens e adolescentes em condições sociais desfavoráveis possam participar das oficinas e palestras, e tenham a oportunidade de se expressar - explica Fábio.

Apesar do entusiasmo com a Mostra, Fábio diz que é difícil manter os grupos ativos em virtude da falta de espaço para apresentar os resultados das oficinas.

- Tudo o que fazemos é de forma gratuita e a intenção é levar para praças públicas a dança e a música de nossos grupos, mas a burocracia para se conseguir a liberação de espaço é tão grande que às vezes desistimos e isso desestimula o jovem que já está desacreditado – lamenta.

A 3ª Mostra de Hip Hop e Cinema do Norte de Minas acontece nos dias 28 e 29 de julho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 9195-9487.  Toda a programação é gratuita.


 


PROGRAMAÇÃO

Dia 28/07 – Sábado

Abertura com palestra: Hip Hop - História e Conceito


Palestrante - Daniel Botelho de Assis (BH)


Horário: 09:00 horas

Palestra:  By Boy


Palestrantes - Reinaldo Ribeiro e Fabrício Ribeiro Costa


Horário: 10:00 horas

Oficina: Grafite


Oficineiro: Reinaldo Ribeiro


Horário: 14:00 horas

Batalha Regional de By Boys, com participação de grupos das cidades:


Montes Claros, São Francisco, Bocaiúva, Coração de Jesus e Pirapora.


Horário: 16:00 horas

Campeonato de Street Dance


Horário: 20:00 horas

Show de Rap


Horário: 21:30 horas

Dia 29/07 - Domingo

Roda de Break


Horário: 09:00 horas

Oficina de Grafite


Horário: 10:00 horas

Exibição do filme: O Poder do Ritmo


Horário: 14:00 horas

(Toda a programação acontece na escola municipal Maria de Lourdes Pinheiro)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por