Elvis e Madona – Filme discute sexualidade com humor, evitando os preconceitos

Leia mais >>

Jornal O Norte
28/06/2013 às 09:47.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:05




Foto: Divulgação

 



Neste sábado, 29, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube encerram as sessões de junho com a exibição de Elvis e Madona (2011) - comédia dirigida por Marcelo Laffitte. Elvis sonha em ser fotógrafa, mas a necessidade de sustento faz com que aceite o emprego de entregadora de pizza. Madona é uma travesti que trabalha como cabeleireira. Ela sonha em produzir um show de teatro de revista. Logo após conhecer Elvis, que é homossexual, elas se tornam grandes amigas. Mas, pouco a pouco, desperta neles um sentimento mais forte que a mera amizade.

A estreia no longa-metragem de Marcelo Laffitte, veterano curta-metragista, apresenta um ar claramente kitch (ou brega) com uma apropriação inteligente da estética do exagero por meio de cores, trejeitos e personagens cafajestes. O filme referencia Pedro Almodóvar em seu início de carreira: a dureza da sobrevivência de “Que Fiz Eu Para Merecer Isto?” com as aspirações das personagens de “Kika”.

Elvis e Madona traz, ainda, uma caracterização popular típica da chanchada - uma comédia genuinamente brasileira. Os conflitos que surgem do romance e do cotidiano das personagens (a lésbica Elvira, convertida em Elvis, e Adaílton, travestida em Madona) são atenuados pela busca, em última instância, da leveza. Ou seja, cada gesto mais duro e afirmativo do filme é contraposto a um abrandamento com o humor e um movimento terno.

Para o crítico Heitor Augusto, do site Cineclick, “Elvis e Madona (sim, apenas com um “n”, para evitar complicações jurídicas) não é apenas um filme nobre, mas bom. Gostoso não só por seu tema, mas pela forma e a realização. Uma comédia de amor entre uma lésbica e uma travesti, ambientada numa Copacabana longe da idealização. Cidade de carne e osso para personagens idem”. Classificação indicativa: 14 anos.

O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.


Próximas atrações

Durante o mês de julho, estaremos em recesso para planejar e organizar as atividades do 2º semestre buscando novidades e filmes de qualidade para o público.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por