Adriana Queiroz
Repórter
De volta pelas ruas da cidade, o projeto Poesia Ambulante, Versos Coletivos que faz parte da programação continuada dos 25 anos de Psiu Poético convidou poetas do Norte de Minas para uma programação que se estende até o próximo sábado, 14.
Quem passar pelos pontos de ônibus selecionados ou circular nos coletivos urbanos, se quiser, pode pegar emprestado um livro, ler e assistir performances.
Aproveite para bater um papo com Olímpio Elton da Silva, um poeta que veio de Francisco Sá, especialmente para participar do projeto.
- Quando entro no ônibus, as pessoas que participaram do projeto no mês março deste ano, logo nos reconhecem, ficam satisfeitas em nos encontrar.
Em cada ônibus entram dois poetas que fazem performances e declamam poesias. Fazemos música também. É muito bom. O clima muda - diz o poeta.
Olímpio Elton da Silva é autor de dois livros, Coisas da Vida e Tempo Grande Tesouro e participou de três coletâneas.
- O tempo é algo valioso. Fui desenganado, passei por momentos difíceis e estou tendo a chance de viver. Esse tempo que Deus me deu foi um grande tesouro. É isso que tento passar para as pessoas. Gosto de declamar este trecho do meu livro Coisas da Vida: “Existem momentos da vida/Que não podemos desistir/Mesmo que o desanimo vier/ A força de vontade tem que existir. E aí eu faço muitas amizades”. Tenho recebido muitas ligações. Outro dia, entrei no supermercado e foi logo reconhecido por pessoas que andaram comigo no ônibus. É muito gratificante - diz.
Olímpio que já foi recebido com festa em sua terra natal comenta que já é um grande conhecido do público que aprecia a poesia.
- Cheguei em Francisco Sá, outro dia, e fui recebido de maneira especial. As pessoas comentaram o que leram nos jornais e na TV. Recebi muitos convites para participar de eventos em escolas. Recebi ligações de São Paulo e gente que viu pela internet - revela.
Pois bem. A ele, e a todos os poetas e você que embarca nos ônibus da maior cidade do Norte de Minas, nesta semana, uma ótima viagem!
