Economia da cultura norte-mineira em expansão

Jornal O Norte
18/09/2007 às 11:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:17

Projeto cultural propõe a realização


de atividades culturais para fomentar


a economia de cultura da região.


Realizado A iniciativa vai agregar,


anualmente, mais de 2 milhões à região

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Com olhar voltado para a promoção da riqueza cultural do Norte de Minas, será lançado, no próximo mês de outubro, o projeto cultural Dagobé, que tem como principal proposta a expansão da chamada economia da cultura da região.

Coordenado pelo escritor, ficcionista, poeta, ensaísta, professor e produtor cultural, Anelito de Oliveira, o projeto será realizado anualmente no Norte de Minas a partir de 2008, promovendo uma semana de atividades culturais e de entretenimento, tomando como tema um aspecto cultural da região.




A Mostra de Artesanato do Vale do São Francisco


é uma das atrações do projeto (foto: Manoel Freitas)

- A economia da cultura, que envolve cursos de capacitação, produtos, serviços e empregos, viabilizados através de eventos, é considerada um veio econômico que tem mudado para melhor a vida de milhões de pessoas no país. Nossa proposta é servir como instrumento de expansão dessa economia – ressalta o produtor.

Segundo Anelito, a primeira edição do projeto acontece na cidade de Pirapora e, a cada ano, a edição será em uma cidade diferente.

- A primeira edição do projeto Dagobé homenageará o centenário de nascimento do escritor mineiro João Guimarães Rosa, nascido na cidade de Cordisburgo, em 1908, e morto no Rio de Janeiro, em 1967, principal sistematizador das especificidades da região norte mineira e do Vale do São Francisco – completa.

Anelito diz que o projeto é assentado em uma proposta multidisciplinar e, durante uma semana, serão realizadas feira de livros, mostra de cinema, mostra de música, mostra de dança, ciclo de debates, cursos de formação de leitores, coleção de livros, prêmio de literatura e mostra de artesanato do Vale do São Francisco.

- Estamos em fase de articulação e, até o final do ano, vamos firmar parcerias para a estruturação das atividades propostas. A expectativa é de que, já na primeira edição, o Dagobé envolva um público direto de mais de um milhão de pessoas, investimento real de cerca de dois milhões, repercussão nacional e internacional, participação das esferas públicas federal, estadual e municipal, instituições, entidades de classe e universidades. O Dagobé está sendo preparado para ser uma das principais referências do país em termos de atividades multimidiáticas – ressalta Anelito.

O Projeto Cultural Dagobé será apresentado no próximo mês de outubro, em Pirapora, em solenidade que contará com participação de lideranças políticas federais, estaduais e municipais, empresários, profissionais liberais, agentes culturais e comunidade em geral.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por