Neste sábado, 10, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube exibem (em parceria com o Curta Circuito) a sessão Curta Circuito: Três irmãos de sangue (2006), dirigido por Ana Patrícia Reiniger. O filme retrata a vida de Betinho, Henfil e Chico Mário, três brasileiros que fizeram da solidariedade a sua grande arma na luta pela vida e ajudaram a transformar o Brasil em um país mais justo e solidário. Símbolos da luta contra a AIDS e contra a ditadura, os três irmãos contribuíram muito para o processo brasileiro de redemocratização. Além da constante proximidade com a morte, o que sempre motivou o trio foi o amor que tinham pelo país.
Uma das características maiores do documentário é permitir o contato com personagens que devem sempre ser lembrados. Baseado em depoimentos, Três irmãos de sangue mantém a emoção presente a todo tempo, não só pela condição e reconhecimento daqueles que falam, mas também pelas imagens históricas de arquivo, pela presença marcante na vida política brasileira e pelo direito à vida. Henfil (que cunhou o bordão Diretas Já!) demonstra a luta através de um humor audacioso e crítico; Chico Mário fez de seu talento a representação pela música independente e pela justiça no país; e Betinho criou campanhas como a Ação da Cidadania Contra a Miséria, a Fome e Pela Vida. Cada um em sua atividade profissional, os três protagonistas morreram no período mais produtivo de suas vidas.
O filme mostra o ambiente familiar em que os irmãos cresceram e a grande influência que receberam da mãe, dona Maria, sempre homenageada por Henfil nas famosas cartas que escrevia em sua seção de humor na revista Isto É. Três irmãos de sangue traz um olhar sensível e humanista, bem de acordo com a personalidade dos protagonistas. Para Frei Beto, um dos entrevistados pela diretora, os irmãos eram embriagados de utopia, num projeto que os engajou numa militância permanente. Emocionante, envolvente e sensível, o filme é a garantia de encantamento e conscientização para a plateia. Classificação indicativa: Livre.
O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.
Próximas atrações – Mostra Fim de Ano
17/12 – Uma Mulher sob Influência (1974), direção: John Cassavetes.