Logotipo O Norte
Sábado,30 de Novembro

Documentário aborda os efeitos dos vícios

Jornal O Norte
13/11/2008 às 17:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:50

Samuel Fagundes


Repórter

O Cinema Comentado Cineclube exibirá neste sábado, dia 15 de novembro, o premiado documentário Maconha, do diretor canadense Ron Mann. O vídeo que faz parte da coleção Grandes documentários do cinema, distribuído pela revista Super Interessante, mostra de maneira imparcial a história sobre a guerra contra o uso da maconha, do início do século XX até os dias de hoje.

Os filmes e documentários exibidos no Cinema comentado, geralmente fazem parte de uma mostra, com diversos títulos sempre direcionados a um tema central. O coordenador do projeto, Elpídio Rocha Neto, explica que no mês de novembro atendendo aos pedidos de alguns grupos e movimentos sociais, foi feita uma mistura, tentando privilegiar essas associações que já desenvolvem um trabalho em determinadas áreas do movimento social, da cidadania, etc.

- Na realidade, no mês de novembro haviam alguns projetos ligados a determinados grupos e movimentos sociais, que são as questões, por exemplo, da consciência negra e do meio ambiente, e a própria questão do rock, que foi o Rock Reunion que aconteceu na semana passada. Então neste mês, antes de determinarmos qual seria a programação, esse pessoal nos procurou sugerindo que os vídeos fossem exibidos em continuidade e sintonia com algumas comemorações oficiais que seriam feitas em determinados dias. Filmes que tivessem essa perspectiva. No próximo sábado iremos exibir, por exemplo, o filme Quanto vale ou é por quilo, por causa da semana da consciência negra. No sábado passado exibimos o filme The doors por causa do Rock Reunion, então o documentário Maconha entra porque ele é como se fosse um complemento a uma discussão que se tem junto do filme The doors, sobre a questão das drogas. De como determinadas substâncias foram utilizadas para abrir as portas da percepção - conta Elpídio.

DEBATE

Elpídio revela que além de ser uma espécie de continuação a essa discussão que se tem junto ao filme The doors, outro motivo da exibição do documentário é pela qualidade, segundo ele as produções da BBC são muito bem feitas e elaboradas e ainda tentam estabelecer essa abordagem com varias visões, para que o próprio espectador crie a sua opinião, o que é um dos propósitos do documentário e do jornalismo opinativo.

- É um documentário extremamente premiado que se propõe além de fazer uma abordagem histórica e didática sobre a presença da maconha no século vinte, não tem nenhuma perspectiva preconcebida no sentido de que ele está falando mal da maconha ou a endeusando. A intenção realmente é um documentário na linha das produções da BBC, que buscam uma certa imparcialidade de mostrar todas as possibilidades e abordagens de um determinado assunto, para que o próprio espectador forme a sua opinião. E como esse é um tema polêmico que desperta a discussão a intenção. Sendo essa discussão, de juntar um grupo de pessoas que vão talvez fazer a defesa de um determinado aspecto, outros irão fazer uma criminalização de outro aspecto e a junção desses grupos vai permitir um debate e uma analise que acabe por abrir a cabeça das pessoas que irão assistir a sessão - ressalta Elpídio.

O documentário também mostra as questões políticas que estão por traz do combate à maconha e dos interesses. De acordo com Elpídio, o que pretendem é primeiro passar uma produção muito bem feita e muito bem construída e que isso sirva para que determinados preconceitos sejam quebrados, que reforce determinadas idéias e dê argumentos para certas posições, porque segundo ele a função é levar o conhecimento, é difundir as informações da forma mais inteligível possível para a platéia independente de quem seja essa platéia.

TEMA POLÊMICO

Falando sobre o tema polêmico, Elpídio afirma que todo e qualquer vício é maléfico para o viciado, seja esse vício em alguma substância ou droga legal ou ilegal, o prejuízo causado no consumidor é sempre o pior possível.

- Eu acredito que todos os temas dessa abordagem das drogas é algo extremamente polêmico, invariavelmente teremos uma discussão acirrada de determinadas posições. Pessoalmente eu não sou consumidor de nenhuma droga, então eu acredito que as pessoas devem evitar todas as formas de vício porque isso só vai causar problemas. Então da mesma maneira que as pessoas devem evitar o vício em maconha, têm que evitar o álcool e tabaco que efetivamente tem conseqüências tão ou mais drásticas que as drogas ilegais. Existem determinadas substancias e drogas que são legais e outras que são ilegais, mas o efeito nocivo provocado no consumidor, no viciado, é o mesmo. A decadência da pessoa é a mesma - conclui Elpidio.

SERVIÇO

As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem sempre aos sábados, na Sala Geraldo Freire (ao lado da câmara municipal), a partir das 19h. A entrada é gratuita e há sempre um bate-papo após as exibições.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por