Michelle Tondineli
Repórter
O DJ Digão tem buscado inovar, aliando as novas tecnologias a uma música de qualidade. Para Rodrigo de Paula, a cultura de Montes Claros é mutável e surpreendente.
- Já passaram gerações de artistas, grupos e ativistas culturais dentre as mais variadas tendências artístico-musicais. Eu iniciei meus trabalhos como músico, vocalista de banda, logo depois como produtor cultural, além de trabalhar como jornalista cultural durante todas estas passagens. Como qualquer amante da boa música, senti a necessidade de, na função de DJ, inserir novas ideias no playlist das apresentações, que se restringiam somente aos enlatados comerciais da atualidade. Músicas de artistas como Gilberto Gil, Nando Reis, Roberto Carlos, Chico Sciense, Novos Baianos, dentre outros gigantes da música, os quais raramente são escutados nas noites da cidade, foram algumas das inspirações que resolvi inserir no repertório - diz.
FOTO ANDRE SENNA
Dj Digão inova em tecnologias e movimenta a cidade.
Segundo o DJ, as novas tendências ligadas à música eletrônica na cidade foram bem aceitas e criaram-se várias vertentes deste meio.
- Participei como frequentador e acompanhei sempre estes movimentos. Talvez por ter sempre essa ligação com a cultura mista da cidade tenha me interessado tanto a nova tecnologia como ferramenta de movimentação cultural. Uma das opções que inovaram na questão das apresentações foi a participação com bandas locais em bares da cidade. Hoje, participo de agenda fixa em bares como o Baiúca, em parceria com o Tatarana Trio, nas sextas-feiras, e aos domingos, no Maria Bonita, em parceria com o Forró Mangariah e a banda de reggae Seu Stylinga. No começo, o público se questionava: - DJ em barzinho? -pois o rótulo de DJ se fixava somente no setor da música eletrônica. Quando o público compreendeu que o repertório se tratava de música de qualidade, com estilos variados, a aceitação foi imediata - conta.
Digão afirma que este estilo é comum nos grandes centros do país, porém em Montes Claros ninguém ainda havia investido nesta vertente.
- Fiquei muito satisfeito por poder iniciar esta nova proposta. Além da originalidade do set list, resolvi também investir nos novos equipamentos. Diferente dos CDJ’s que costumam ser utilizados pela maioria dos DJ’s, optei por equipamentos com utilização de software com controladores e tela de LCD. Este equipamento, por mais que ainda ocorram preconceitos da maioria dos DJ’s convencionais, na minha opinião é o que possibilita muito mais opções de utilização e manuseio com as faixas de áudio, tem mais precisão e recursos em comparação com os outros. Nos convencionais, por mais que o DJ seja bom, ainda corre o risco de um CD estar arranhado ou danificado e comprometer a apresentação - afirma.
Rodrigo diz que entrou de cabeça e corpo inteiro neste ramo e que é muito bom poder trabalhar com o que gosta e ao mesmo tempo levar alegria e entretenimento para o público das noites.
- Os bares aumentam seus movimentos, o público se sente mais atraído por uma nova identidade daquele local. Além dos músicos e artistas terem uma parceria que some com suas apresentações. Tenho uma agenda semanal fixa nas sextas-feiras no Baiúca e aos domingos no Maria Bonita. Nesta semana, além desta agenda, no sábado me apresentarei com o Trinca de Ás e o Forró Mangariah em um evento no Maria Bonita - finaliza.
Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (38) 9153-7860.