Michelle Tondineli
Repórter
O Comida di Buteco, maior evento gastronômico de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil, iniciou ontem à noite sua jornada em Montes Claros. De 05 a 21 de março, 15 bares montes-clarenses participarão do evento e serão julgados pela comunidade e pelos jurados. A competição anual serve de pretexto para quem quer visitar os diversos bares e botecos concorrentes, todas as noites, em busca dos melhores tira-gostos.
Na 4ª edição, concorrerão o bar Armação, com o parto Supremo de Frango; o Du Crepe concorre com o Crepe di Buteco; já o bar do Chacal com Língua no Bafo. O bar do Mangueira investe no Bolinho Surpresa; o Quintal, na Maria Cebola; a Cantina do Léo parte para o Rabo de Quenga; Elton´s Bar, com Escondidinho de Bacalhau; Empório Canadá com Caarina do Sertão. Pela primeira vez, o Guaxo Cachaçaria participa do evento com o prato apimentado Bola de Fogo; o Mapa de Minas está com o Bolinho do Mapa; o Sabor Saúde concorre com o Mineirinho com Jiló; Zoo Bar com o Kafta Recheada. O Muci Bar concorre com sua Carne Assanhada; já O Rei dos Caldos investe no Tião e Maria Bonita e o Pampulhas Esporte Bar concorre com a Carne de Sol do Lago.
O peso avaliativo do prato é de 70% do voto; o atendimento tem peso de 10%; a higiene, 10%; e a temperatura da cerveja fica com 10% do peso avaliativo no voto.
Rodrigo diz que somente as pessoas que consumirem os pratos inscritos receberão as cédulas de votação. Os votos dos jurados têm o mesmo peso do público em geral, de 50% cada um.
Durante a noite de quinta-feira, a imprensa de Montes Claros teve a oportunidade de uma prévia de alguns bares. O jornalista Raphael Bicalho aproveitou o prato Bola de Fogo do Guaxo. Ele fala que o prato é interessante para quem gosta de pimenta.
- Eu gosto de pimenta, por isso zuei bastante. Para quem não gosta de pimenta o prato pode pegar, e em vez de ser um diferencial pode ser prejudicial. Todos os bares são bons e estão investindo em sua cozinha - disse.
Outras informações http://www.comidadibuteco.com.br.
CONCORRER E SER RECONSIDERADO É A META
O concurso gastronômico é uma forma de estimular os bares da cidade na melhoria da qualidade de atendimento, de higiene e de criatividade. O Comida di Buteco movimenta a cidade em sua economia e turismo, além de motivar e integrar os donos de bares com o seu público frequentador.
Segundo o produtor Felipe Pereira, o cardápio é de responsabilidade dos bares.
- Cada um dos bares deve criar um prato específico e não se pode ter dois pratos iguais concorrendo. Cada ano, o Comida Di Buteco sugere um tipo de abordagem que motiva a criatividade dos bares no que diz respeito ao cardápio - diz.
Felipe ainda afirma que uma opção de aperitivo com Doritos foi oferecido pelo Comida di Buteco.
- O prato é à parte e estará em 11 botecos participantes. A idéia é mostrar que o Doritos não é só para crianças e pode ser aproveitado de outra forma também. Este ano, o evento completa 11 anos em Belo Horizonte e quatro anos em Moc. O público pode esperar o resultado de tira-gosto gostoso, com qualidade na culinária. Toda a dinâmica do concurso está no voto do público - afirma.
(MICHELLE TONDINELI)
Sérgio trabalha no aperitivo Doritos.
A expectativa de Sergio Murilo Melo, proprietário do bar Quintal, que pela primeira vez participa do concurso, é de obter resultados positivos.
- Tendo em vista que o evento vem a Moc por muito tempo, o trabalho do tira-gosto deve ser perfeito. Temos um espaço bom para oferecer, com música ao vivo, e estamos investindo em programações diferentes e inovadoras durante o concurso. O prato Maria Cebola quer mostrar que fugimos dos pratos tradicionais. É uma tirinha de carne com um molho de maionese, molho inglês e orégano - diz.
O evento de culinária está proporcionando entretenimento, desenvolvimento econômico, divulgação das culturas culinárias locais, desenvolvimento turístico e formação de público consumidor. As outras cidades participantes em Minas Gerais são Belo Horizonte, Ipatinga, Uberlândia e Poços de Caldas. Participam também as capitais São Paulo, Goiânia, Salvador e Rio de Janeiro.
