Michelle Tondineli
Repórter
O mês de agosto é significativo para todos os artistas, seja atores, músicos, artistas plásticos ou quaisquer outros, pois o Dia da Arte é comemorado no dia 12 deste mês.
De acordo com a especialista em artes Luciana Guimarães, a arte é a exteriorização dos anseios humanos.
- A arte, por sua função pura e simples, tem seu quê de poesia. Uma forma criativa e peculiar que o homem desenvolveu para se fazer entender, utilizando a beleza dos eufemismos e da subjetividade. O teatro, a literatura, as artes plásticas, o cinema, cada um possui a sua importância. A partir de meados da década de 90, o Brasil vem conhecendo uma extraordinária retomada de suas atividades culturais. O cinema foi a primeira área a beneficiar-se disso - afirma.
Ela cita como exemplo a expansão da indústria cinematográfica, a partir do sucesso de filmes como O Quatrilho, O Que é Isso Companheiro? e Central do Brasil.
- A retomada cultural no Brasil não é percebida só pelo cinema ou pelas artes plásticas, também pode ser vista na música, na literatura, que reflete o interesse dos brasileiros pela produção cultural do país. Certamente, a revalorização das atividades dos museus e das artes plásticas é reflexo desse interesse - diz.
O Brasil é um país de cultura extremamente rica e diversificada. A origem dessa característica está no peculiar processo de formação da sociedade brasileira, que, desde o seu nascimento, recolheu a generosa contribuição de povos e etnias tão diferentes, como os índios autóctones, os portugueses descobridores, os africanos feitos escravos e, depois, franceses, espanhóis, holandeses, italianos, japoneses, árabes e tantos outros.
Para Breu Cardoso, pós-graduado em Artes Visuais, a arte é um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, aplicado aos conhecimentos humanos.
- O mundo necessita de arte porque fazemos arte - diz.
Segundo o artista, são várias as funções da arte.
- É feita para decorar o mundo, para espelhar o nosso mundo, naturalista; para ajudar no dia-a-dia, utilitária, para explicar e descrever a história, e outros. Uma arte depende da nossa experiência e conhecimento, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretende mostrar. Podemos verificar que tipo de arte foi feita, quando, onde ou como. Desta maneira estaremos dialogando com a obra de arte e assim podemos entender as mudanças do mundo - finaliza.
