Logotipo O Norte
Sexta-Feira,22 de Agosto

Dia do Cooperativismo: ao som dos clássicos da Jovem Guarda

Orquestra Sinfônica de Montes Claros realiza apresentação especial com releitura das canções que marcaram a época, nas comemorações do Dia do Cooperativismo

Jornal O Norte
Publicado em 08/07/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:06.

Em 1965, o Brasil, em meio a um turbilhão de acontecimentos e sob forte pressão da Ditadura Militar, via surgir outra revolução que também marcaria a sua história, agora pelo viés cultural. Nascia a Jovem Guarda, um movimento capitaneado por vários artistas brasileiros, como Erasmo Carlos, Wanderléa, Ronnie Von e Roberto Carlos.

Para comemorar os mais de 50 anos de história e revolução provocada pela Jovem Guarda, a Orquestra Sinfônica de Montes Claros realizará apresentação especial com reinterpretações das canções que marcaram a época, durante o ‘Dia do Cooperativismo’, no próximo dia 15, às 19h, no Estacionamento Norte do Montes Claros Shopping Center, em Montes Claros, com entrada gratuita.

O tema foi proposto pela realizadora do ‘Dia do Cooperativismo’, a Sancoop, e muito bem recebido pela Sinfônica de Montes Claros, que irá apresentar neste concerto grandes clássicos do movimento cultural, que teve início em meados de 1960, com forte influência do rock and roll americano do final dos anos 50.

Já acostumada com estas interações e ‘conversas’ com os diversos estilos musicais - em 2014, a Orquestra realizou um grande concerto ao som dos Beatles -, os músicos estão em fase de finalização dos ensaios e arranjos.

- É sempre um desafio essa integração da música erudita com a popular e, para isso, é feito um trabalho minucioso dos arranjos, para que não se perca as características do estilo, que foi um fenômeno nacional no século XX, sendo sempre um novo e prazeroso desafio - destaca a produtora da Orquestra e responsável pela gestão do Formigueiro Cultural, Laisa Bastos.

A efervescência cultura da época resultou em um número grande de boas canções, que ainda hoje são reconhecidas.

- Como não se lembrar, e ainda cantar, músicas como ‘O calhambeque’, ‘Eu sou terrível’, ‘Negro gato’, entre outras? – observa a produtora.

 Estas e outras tantas canções estão no repertório do espetáculo especial da Orquestra Sinfônica de Montes Claros.

- Será um repertório animado e descontraído, com grandes clássicos que agitaram este movimento cultural que deu origem a uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil - afirma Laisa Bastos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por