O Dia do Comediante é comemorado neste domingo, 26 de fevereiro. O humor talvez seja uma das características mais fortes dos brasileiros, embora vivam atravessando grandes dificuldades, tanto financeiras quanto àquelas relacionadas à falta de segurança e de educação de qualidade. Desde o Sul ao Norte de nosso país, é possível encontrar diversos humoristas de talentos, com tiradas geniais e personagens engraçados. Difícil é conseguir escolher nesta extensa lista de talentos apenas alguns nomes para dizer que são os melhores humoristas de todos os tempos. Já que desde o início da era do Rádio e depois da TV, nomes de expressão artística para o humor não faltaram.
Oscarito e Grande otelo
Um dos comediantes mais lembrados do Brasil é Oscarito, que fez sucesso nos filmes conhecidos como de “chanchada”. Embora o ator não tenha nascido em terras brasileiras, tornou-se em bem pouco tempo um ícone do humor em nosso país. Assim como muitos humoristas, ele obteve maior êxito atuando em dupla, especialmente ao lado do ator e comediante, o mineiro Grande Otelo (nascido em Uberlândia), nas chanchadas produzidas na década de 1930.
Seu grande sucesso como humorista veio exatamente em razão das chanchadas que eram produzidas pela Atlântida. O gênero foi uma sensação em todo o Brasil durante muitos anos, com grandes produções artísticas e musicais.
Ao contrário dos humoristas atuais, o jeito de Oscarito de fazer rir era bastante ingênuo, por isso ele passou a ser comparado a Charles Chaplin e Cantinflas, nomes que inspiraram muitos outros humoristas ao redor do mundo, o primeiro com o cinema mudo e o segundo com as comédias mexicanas.