Os destaques do arraial de Belô 2010, considerado uma das maiores festas juninas do país, foram homenageados, ontem, com o troféu São João Festeiro numa bonita festa, no Jequitibar.
O evento, promovido pela união junina mineira, entidade representativa dos grupos quadrilheiros de Belo Horizonte, prestou homenagem a todos os participantes do arraial de Belô 2010 cuja contribuição foi fundamental para a consolidação do evento na cidade.
Foram homenageados os destaques das apresentações do concurso municipal de quadrilhas, nas categorias de melhor noivo e noiva, melhor quadrilha, melhor marcador, melhor repertório musical, melhor figurino, quadrilha destaque e destaque geral. Também serão homenageados pelos quadrilheiros, por serem importantes referências no arraial de Belô em suas várias edições e também pelo trabalho realizado em favor do movimento junino mineiro.
As quadrilhas, atração principal do arraial de Belô, foram homenageadas pelo trabalho, que não se restringe somente ao período junino, mas é desenvolvido durante todo o ano. As quadrilhas da capital somam aproximadamente 60 grupos e seus integrantes, em sua maioria, residem em áreas de vulnerabilidade social. Assim, também foram agraciados com o troféu São João Festeiro os grupos com maior tempo de criação, por serem considerados responsáveis, além do trabalho de inclusão social, pela divulgação do movimento junino e pela continuidade da festa, que chega à sua 32ª edição.
