Nos quatro anos de mandato parlamentar, Ruy Muniz apoiou vários eventos ligados à cultura mineira e ajudou entidades que trabalham com a preservação do patrimônio material e imaterial. Em 2009, foram liberados 50 mil reais para associações que desempenham um importante trabalho nesta área.
Para o Instituto Cultural Amilcar Martins, com sede em Belo Horizonte, foi liberada verba no valor de 15 mil reais. A principal atividade do instituto é estudar, preservar e divulgar a história e a cultura de Minas, através de projetos de pesquisa, de cursos e seminários. Inclusive no mês de dezembro de 2010, o deputado esteve presente na inauguração da reforma feita no prédio do instituto no bairro Funcionários, na capital mineira, que abriga biblioteca de 30 mil títulos, sala de obras raras, salas de consulta e um espaço para pesquisa com terminais de computadores conectados a internet e auditório.
Para o Grupo de Teatro Fibra foi liberada emenda individual no valor de 10 mil reais. O recurso foi utilizado para compra de equipamentos de luz e som para atender a demanda do espaço cultural do grupo no bairro Alto São João, região central de Montes Claros. Hoje, no local são realizadas oficinas e apresentações teatrais.
Outra entidade beneficiada foi a ACOMOC - Associação Comunitária e Cultural de Montes Claros. Foi liberado recurso para apresentações teatrais nas escolas públicas a fim de incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. As escolas beneficiadas com o projeto foram: CAIC do Maracanã, Programa Segundo Tempo, no Ginásio Poliesportivo, e ainda crianças do Centro de Educação Infantil Irmã Paula Elizabeth.
Atores da peça de incentivo a leitura com crianças do Caic Maracanã. O projeto Teatro na Escola foi desenvolvido pela ACOMOC
O deputado ainda destinou recursos na área cultural para a Asanorte - Associação dos Artistas do Norte de Minas. O convênio viabilizou a compra de um equipamento de som profissional para fortalecer as ações culturais já existentes na associação.
Para o presidente da Asanorte, Josecé Alves dos Santos, o recurso deu novo ânimo para os eventos já desenvolvidos pela entidade.
- A ajuda do deputado Ruy Muniz foi muito válida para a entidade que agora pode emprestar o som para vários eventos. Graças à aquisição do equipamento foi possível realizar 30 eventos culturais e beneficiar cerca de 15 mil pessoas – garante Josecé.