Michelle Tondineli
Repórter
Antes de mais uma temporada de viagens, o grupo Banzé realizará uma apresentação no centro cultural Hermes de Paula, dia 27 de junho. De acordo com a diretora-presidente do grupo, Jacqueline Pimenta, o Banzé participará de quatro festivais na Espanha.
- Em Dos Hermanas/Sevilha participa das Jornadas Folklóricas Nazarenas Internacionales; em Segovia do Festival Folklórico Internacional de “La Estevas”; em Burgos do Festival Internacional de Folklore Ciudad de Burgos; e em Portugalete do Festival Internacional de Folklore de Portugalete y del País Vasco. O convite para os festivais foi feito pelo CIOFF Brasil e o CIOFF Espanha. O grupo permanecerá 27 dias na Europa e viaja com 29 integrantes entre dançarinos, músicos e coordenação - afirma.
- Só pudemos aceitar os convites para a Espanha e Sérvia. Para a França teríamos que ficar até agosto, inviável devido a compromissos com escola e trabalho de muitos integrantes. Para a Sérvia, soubemos que teríamos que ter visto para entrar no país, e como muitos integrantes ainda estão por receber o passaporte não conseguiríamos regularizar a tempo. Optamos por participar dos festivais da Espanha em regiões de Sul a Norte do país - diz.
Todos os contatos são realizados através da presidente Maria José Colares e da diretora-presidente Jacqueline Pimenta de Carvalho. A organização para a viagem é feita por uma equipe, também composta pelos diretores Mauro Guedes Roque, Maria Dalva Siqueira Rocha, Gustavo de Carvalho Colares Moreira e pelos coordenadores Marcos Veríssimo Andrade e Ludmila Guedes.
Segundo Jaqueline, para participar desses festivais o grupo precisa arcar com os custos das passagens aéreas. Hospedagem e alimentação ficam por conta dos organizadores dos festivais no país anfitrião.
- O Banzé está recebendo parte dos recursos para as passagens do fundo nacional de cultura, através de projeto aprovado pelo programa de intercâmbio cultural. Solicitamos ainda recursos de algumas entidades e empresas e estamos aguardando uma resposta positiva. O grupo vem se preparando há muito tempo para essa viagem. São muitos ensaios e algumas adaptações nas danças. Vários figurinos estão sendo confeccionados e instrumentos novos foram comprados para esses festivais, com recursos de convênio com o estado - diz.
Danças como catopê, gaícho, traíra, catira e algumas peças do candomblé estão recebendo novos trajes. Jaqueline explica que quer realizar um espetáculo bonito, pela responsabilidade de representar o Brasil, Minas Gerais e Montes Claros.
- Estaremos difundindo a nossa diversidade cultural e mostrando para o mundo quanta coisa boa e linda tem o nosso país e o nosso povo. Mais uma vez, o Banzé estará defendendo a nossa bandeira em festivais, onde se prega a paz entre os povos e a preservação e o respeito pela diversidade cultural no mundo - afirma.
O ano de 1968 marcou o nascimento do grupo Folclórico Banzé, que já promoveu 9 festivais internacionais de folclore em Minas Gerais, com a participação de grupos de diversos países, como Itália, Iugoslávia, Sérvia, Montenegro, Croácia, Israel, Líbano, Índia, República Tcheca, China, Coréia do Sul, Chile, Paraguai, Argentina, Letônia, México, Peru, Hungria, entre outros, além de ter a participação de vários estados brasileiros - Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Outras informações pelo telefone (38) 3212 -1319 ou www.grupobanze.com.br.