Dança da Vida: A montes-clarense Lirs Helena Mendes retoma as atividades de biodança em Montes Claros

Jornal O Norte
Publicado em 08/02/2011 às 10:56.Atualizado em 15/11/2021 às 17:21.

Adriana Queiroz


Repórter



A montes-clarense Lirs Helena Mendes é formada em Artes e é integrante da Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros.



Lirs é aposentada pelo Banco do Brasil e para entender um pouco mais da biodança viajou pelo Brasil e exterior onde conhceu mais sobre esse sistema criado pelo psicólogo e antropólogo chileno, Rolando Toro.



- Sempre passo temporadas fora, foi necessário sair. Só existem escolas de biodança nas capitais. Comecei em Recife, quando ainda trabalhava pelo banco. E enquanto meus colegas iam para o interior fazer carreira no banco, visitei muitos lugares. Através do banco, tive muitas oportunidades e aí me envolvi com as terapias complementares. A biodança é que mais me encanta. Ela é a mais completa. Trabalha o ser integralmente - diz Lirs.



Para ela, as terapias orientais trabalham o espírito e mente enquanto que a biodança tem a ver com a convivência, o relacionamento, a alegria de viver.



- As aulas são dinâmicas, não é só aprender a fazer exercício. Nossa formação exige estudar por 4 anos as ciências humanas, biologia, psicologia, filosofia, isso para ser um facilitador - explica.



Na prática, ela diz que uma sessão de biodança apresenta uma seqüência de exercícios integradores, induzidos e estimulados por música, pelo movimento cheio de significado, provocando emoções tanto individual como grupalmente, a fim de resgatar e reforçar linhas básicas de expressão do potencial humano, como vitalidade, criatividade, afetividade, entre outras.



- Preciso saber qual exercício vou aplicar para determinado grupo.



Se uma pessoa está de ombros caídos, o facilitador tem que ter uma noção, porque ela se conformou com isso, porque está infeliz. Isso pode até levar à depressão, está relacionado com o corpo, mente, emoção - esclarece.



Lis fez mestrado em biodança no Chile e de lá trouxe na bagagem muitas experiências como por exemplo, que cada pessoa, gradativamente, seja responsabilizado por seu próprio crescimento pessoal, capaz de integrar todos esses aspectos em sua vida cotidiana, criando motivações para viver e sobretudo, que mantenha um estilo de vida baseado na saúde e felicidade.






PROGRAMAÇÃO



No próximo sábado, 12, ela retoma as atividades de biodança em Montes Claros, com a finalidade de arrecadar recursos para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro.



No dia 22 de fevereiro, de 18h30m às 22h, a professora promove o encontro Nossas Escolhas, Nossos Caminhos. A taxa simbólica é de R$15,00, com palestra de 30 minutos.



Segundo a artista, os participantes vivenciarão exercícios para fazer as melhores escolhas, tanto para o presente quanto ao futuro, livrando de atitudes negativas que impedem de alcançara a felicidade desejada e merecida.



- Tem pessoas que querem algo e não sentem merecedoras, apenas têm o desejo. Desejo de um emprego, de relacionar.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por