D´Passagem no palco do Conjubanorte: Jovens músicos se reúnem neste mês no maior encontro batista do Norte de Minas.

Jornal O Norte
Publicado em 08/04/2011 às 10:13.Atualizado em 15/11/2021 às 17:25.

Adriana Queiroz


Repórter



Filipe Freire é montes-clarense, músico e cantor. Cursa o 5º período de história na Unimontes e participou do projeto de extensão e Canto na universidade. Para ele, a paixão pela história é desde o ensino médio.



Divulgação


null


Banda D’passagem em Ouro Preto



- Tive bons professores. A maneira como eles passavam a matéria dava para viajar no tempo. Mas para mim, envolver com música é colocar em primeiro lugar Aquele que me deu o dom, que é cantar.



Filipe também compõe, e, segundo ele, nas horas mais improváveis é que surgem as letras.



- Já compus no banheiro, na sala de aula, nos corredores da universidade.



A maioria das letras já vem com a melodia. Aí, apresento ao restante da banda, eles aprovam ou não, e cuidam dos arranjos instrumentais. E a música na minha vida veio de uma forma divina. Não venho de um lar musical. Tenho parentes músicos que moram distantes. Mas desde criança, com sete anos, já gostava de cantar. Minha mãe, dona Cleuza, foi minha a grande incentivadora. Ela cantava em coral e eu ia para os ensaios, ficava lá, brincando, ouvindo as vozes – conta.



O pai de Felipe começou a trabalhar como sonoplasta na igreja.



- Ele sempre me dizia o que ficava bom, o que não ficava, me dava dicas de como usar o microfone, colocar minha voz. Meu irmão mais velho, o Daniel Alves, violonista da banda hoje, no começo era muito desligado do meio musical. Mais para frente ele resolveu fazer aulas de violão se desenvolveu muito rapidamente. Daí começou uma cumplicidade.






D´Passagem



Filipe atua há dois anos como vocalista da banda D´Passagem. O nome D´Passagem surgiu quando o grupo viajava para se apresentar na cidade de Januária.



- Fazíamos parte do Ministério de Adoração da Jubanorte - Juventude Batista do Norte de Minas. Durante a viagem, estávamos pensando em um nome, devido ao ano do nosso primeiro aniversário. E aí pensamos em vários nomes mirabolantes. Pelo fato de viajarmos sempre, surgiu então o nome D´Passagem, que remete à ideia de cristãos que vivem uma vida passageira, sabendo que nossa morada é o céu - conta.






Acústico



A banda surgiu em 2008, e em outubro de 2009 se apresentou na Igreja Batista Canaã, já com o nome D´Passagem.



- Comemoramos o aniversário com o nosso primeiro acústico. Já estamos planejando o terceiro. Ao meu lado, no vocal, está Jeremias Soares, Daniela Xavier e Bruna Librelon. No violão, Daniel Alves; na guitarra, Claudinei; no baixo, Francisco Júnior; nos teclados, Stephano Librelon e na bateria, Murilo Freitas.






REPERTÓRIO



Além de canções autorais, a banda se inspira nos cantores gospel David Quilan e Kleber Lucas, ambos já se apresentaram em Montes Claros em eventos gospel. O grupo também tem influências do ministério australiano Hillsong.



- Tocamos também muito do repertório do carioca Carlinhos Félix, que também já se apresentou em nossa cidade. A banda acompanhou a estadia dele aqui. Nos aproximamos, trocamos ideias e essa interação foi importante. Ele é uma pessoa muito simples, talentosa e falou sobre ministério, sobre o dia a dia da carreira. Foram toques importantes – avalia.






Conjubanorte



A banda recebeu o convite para tocar pela segunda vez no maior congresso de jovens batistas do Norte de Minas e está muito empolgada.



- Estamos muito animados, até porque fomos bem recebidos no congresso de 2009, que também aconteceu no Campus da Funorte. Foi assustador, por incrível que pareça. Na época, não tínhamos muita experiência de equipamentos tão potentes. Nos deparamos com um grande palco e uma grande estrutura. Mas no final, deu tudo certo. O resultado disso foi o segundo convite para tocarmos lá.



No show, a banda vai apresentar canções próprias, algumas inéditas, outras que o público já conhece muito bem.



- Participar desse evento vai possibilitar a divulgação de nosso trabalho e com isso, com certeza, surgirão convites para apresentações futuras. Quando nos apresentamos pela primeira vez, fizemos muitos contatos e viajamos bastante.






CD



A banda está gravando seu primeiro CD com previsão de lançamento para o mês de julho desse ano.



- Neste trabalho constarão regravações, como Primeiro Amor, de Carlinhos Félix, e Confronta-me, uma parceria com o compositor Daniel Almeida, da igreja Batista Central de Fortaleza. As outras músicas são nossas, entre elas, Se eu me arrepender, composta ano passado. É minha, a letra. As pessoas têm cantando bastante. A ideia inicial era de tê-la como título. Mas estamos analisando - diz






PROJETOS E DESAFIOS



Para 2011, além do Conjubanorte e lançamento do primeiro CD, a ideia é viajar pelo Norte de Minas e em outras cidades.



- Estivemos em Ouro Preto no inicio de março deste ano. Foi uma experiência muito boa, no aniversário da igreja batista. Cantamos muita música gospel lá e em setembro, pode ser que estaremos  novamente onde muitos cantores de todo o Brasil estarão presentes, conta.



Possivelmente faremos a abertura do show principal na noite gospel, durante a Expomontes, em julho. Pretendemos fazer o lançamento do CD nessa noite.






PARCEIROS



- Gravar este CD está sendo desafiador, não temos patrocinadores, nós mesmos estamos levantando o valor para investirmos neste trabalho. Para se ter uma ideia, nós ensaiamos em um estúdio na casa de Jeremias, um dos integrantes da banda, espaço que foi construído com a ajuda do sonoplasta Edson. Ele cuidou da questão do isolamento de som. É um empresário, dono de uma loja de instrumentos musicais, que apoia a banda, nos ajudou a comprar material de boa qualidade e mais em conta. Além dele, colocamos a mão na massa. Muitas vezes, tivemos que faltar às aulas na faculdade para juntos tocar o estúdio.



Para Filipe, com a construção do estúdio, a banda não precisa mais se preocupar com tempo e local para os ensaios.






ATITUDE 434



- Ensaiamos depois das aulas. Às vezes ficamos até uma hora da manhã. Assim o fim de semana fica livre para a família, amigos e eventos - diz.



O projeto Atitude 434 acontece em Montes Claros desde o ano passado, promovido pela Igreja Batista Monte Carmelo.



- O 434 foi trazido pelo pastor Lopes e uma equipe que foi até Fortaleza, conhecer um pouco mais sobre o projeto. 434 vai falar da sexualidade em todas as idades, casados, solteiros, enfim, a banda assumiu a parte musical, participando dos seminários. Como a banda é composta por jovens, ela se envolveu como forma de quebrar paradigmas, que às vezes impedem as igrejas de falar sobre sexo.






ARENA GOSPEL



- Ano passado participamos de um evento gospel conhecido no Brasil inteiro, o Arena gospel, de um empresário de Sete Lagoas. Foi na Praça de Esportes em  Montes Claros. Apesar da desorganização da empresa, aconteceu um fato interessante. O empresário não cumpriu com as exigências do contrato dos cantores, entre eles André Valadão e Matos Nascimento. Por falta de pagamento, alguns cancelaram na última hora e o público ficou enfurecido. Foi assustador. Mas aí, o apresentador do evento, que também era contratado, colocou sobre nós a responsabilidade de acalmar o público. Ele nos disse para repassarmos que os principais contratados não viriam, mas que nem tudo estava perdido. O show então começou com bandas regionais e na nossa vez, recebemos o apoio da galera, as pessoas ficaram mais tranqüilas, apesar do ocorrido. Fomos recebidos com muito carinho, as pessoas perguntavam se éramos de fora, queriam nosso CD. Foi gratificante e repercutiu. Um dos momentos especiais da noite foi a participação do cantor mineiro Thales Roberto, ex- Jota Quest. Coisas que só Deus para fazer acontecer...

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por