CURSO PARA FORMAÇÃO DE NOVOS DJs MOVIMENTA CENA ELETRÔNICA DE MOC

Jornal O Norte
Publicado em 06/02/2009 às 10:56.Atualizado em 15/11/2021 às 06:51.

Samuel Fagundes


Repórter



A produtora de eventos SunShine em parceria com a escola de informática CNI, promove de 01 a 29 de março o segundo curso para formação de DJs. O curso será ministrado por Alexandre Figueiredo Drumond, o DJ Jotta que já toca há cinco anos.



De acordo com o organizador do curso, Hiogo Marcele Lopes Silva, foram formados 10 DJs no curso que foi realizado no ano passado. Para esse novo curso serão dez vagas que podem ser entendidas dependendo da procura.






RETORNO



Hiogo explica que a idéia era de se fazer um curso por ano, mas devido ao grande crescimento da cena eletrônica em Montes Claros, é possível que novas datas sejam marcadas e assim formando mais turmas no decorrer do ano todo. Da ultima turma de DJs formada, muitos já tocam em Montes Claros e tambem em outras cidades.



- Nós mantemos contato com os organizadores de festas de varias cidades do estado e do Brasil, então sempre que possível indicamos DJs que tem haver com o gênero da festa, e assim continuamos dando apoio aos alunos que se formaram divulgando eles da maneira que for possível. O ultimo curso que fizemos, não foi voltado somente para a música eletrônica, tiveram alunos que tocavam outros gêneros de musicas como o remix, então foi uma mescla de vários gêneros. Nesse curso de agora, o foco maior será na musica eletrônica, que vem tendo um grande crescimento na cidade, porem o curso é expansivo a todas as áreas. A nossa intenção é fomentar o cenário da música eletrônica na cidade e na região, tendo um numero maior de DJs, proporciona tambem um maior numero de atrações e de apresentações inéditas, e com isso a cena eletrônica ganha muito. – Diz Hiogo.






MATERIAL TEÓRICO



Hiogo conta que o material teórico foi cedido pelo DJ Trix de São Paulo, que ministrou o primeiro curso, que foi realizado no ano passado. A apostila foi reeditada com temas mais atuais e coisas mais objetivas, e será fornecida para todos os alunos para seguirem o curso assimilando tanto a parte teórica como a pratica.



De acordo com o DJ Jotta, serão aulas praticas e teóricas, trabalhando a apostila com os principais tópicos em 20 horas de curso. Serão passados para os alunos, técnicas de mixagem, de estilo, de como conservar e manusear os equipamentos, sempre misturando a parte teórica com a parte pratica. Primeiro a parte teórica e depois cada aluno irá ao equipamento mostrar o que estar aprendendo, aos poucos, e podendo ver demonstrações do DJ Jotta para exemplificar o que deve ser feito.






EQUIPAMENTOS



Os equipamentos utilizados serão dois CDJ (Compact Disc Jockey) e um mixer. O CDJ é uma versão digital do Disc Jokey, que é aonde vão as músicas que serão mixadas. Já o mixer é o aparelho que vai mixar estas duas musicas e inserir efeitos sobre elas.



- Com certeza a parte mais difícil de se aprender é mixar a música, porque é muito complexo, mas é igual a aprender a andar de bicicleta, quando você aprende não esquece mais. A dificuldade nisso está na sincronia e no tempo, porque tem de se colar uma música na outra, e o ideal é não deixar nenhuma das musicas acabar antes da outra, e tudo isso é controlado no CDJ, então se não conseguir encaixar as músicas da maneira correta, quando for feita a mixagem o som vai ficar semelhante ao de uma bateria de escola de samba, com muitos ruídos e batidas que podem descaracterizar a música ou ainda fazer um som que não vai agradar. Em questão de técnicas de mixagem, cada um geralmente cria a sua própria, não existe uma técnica padrão.






FALTA DE ESPAÇO



O DJ Jotta diz que apesar do grande crescimento da cena eletrônica na cidade, ainda falta espaço e tambem festas mais freqüentes, que para ele deveriam acontecer pelo menos de 15 em 15 dias.



- Eu acho que deveria haver pelo menos uma festa de música eletrônica a cada 15 dias, até para acostumar as pessoas da cidade com o som e com a própria cultura desse gênero musical. Em Belo Horizonte, toda semana tem musica eletrônica isso sem contar as festas open air, que são as festas ao ar livre que tem presença de um grande publico garantido. – Afirma o DJ Jotta.






SERVIÇO



O valor da inscrição do curso de DJ é de R$350,00 que podem ser parcelados em duas vezes com cheque para trinta dias. As aulas serão na escola de informática CNI aos domingos, de 01 a 29 março. Os cinco primeiros a se inscrever no curso ganharão uma bolsa parcial para o curso de edição de áudio que é pode ser feito na CNI que fica na Avenida Afonso Pena, nº 160, centro, mais informações 9133-1370/3222-2068.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por