Eduardo Brasil
Colaboração para O NORTE
Em solenidade realizada quarta-feira, 28, no Centro Cultural Hermes de Paula, presidida pelo prefeito Tadeu Leite, a prefeitura de Montes Claros, através da secretaria municipal de Cultura empossou aos membros do Conselho Municipal de Cultura e instituiu o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura - FUMINC, dando funcionalidade à lei 3.830 de 2007. Na oportunidade aconteceu, ainda, a abertura das comemorações do centenário do poeta Cândido Canela.
- A cultura é uma atividade que podemos denominar como a mais ecumênica pela sua enorme variação, reunindo as mais diversas expressões, desde as mais simples às mais eruditas - disse o chefe do executivo.
O secretário de Cultura, Ildeu Braúna, destacou o empenho e a “petulância” da atual administração que “mesmo diante de dificuldades financeiras colocou em funcionamento uma lei que só existia no papel desde 2007”, referindo-se ao fato de o FUMINC ter sido criado naquele ano sem, no entanto, ter sido colocada em prática, não recebendo quaisquer recursos provenientes do IPTU.
- Agora as atividades culturais contarão com as subvenções legais, necessárias para sua fomentação e profissionalização – disse Braúna.
Para ele, os novos instrumentos viabilizarão ações mais concretas da classe artística e, por outro lado, pouparão a secretaria de Cultura de tarefas que muitas vezes a impedem de uma ação mais eficaz no sentido de levar cultura a todo o município.
Ao final da solenidade, prestigiada por dezenas de representantes de entidades e movimentos culturais, foi descerrado um painel que reverencia o falecido poeta Cândido Canela.
