Logotipo O Norte
Sábado,30 de Novembro

Cultura argentina associada à mineira

Jornal O Norte
11/11/2008 às 17:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:49

Samuel Fagundes


Repórter

O argentino Miguel Angel Amaya mora no Brasil há 23 anos, reside em Montes Claros há mais de 15 anos. Da terra natal, trouxe o artesanato. Atualmente estuda Artes na Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros.

VIDA

Miguel veio para o Brasil na década de 80. Ele conta que antes de vir sempre teve a curiosidade de conhecer o País, que na época o impressionava muito também pelos seus cantores.




Miguel começou a trabalhar com artesanato quando tinha 20 anos



(foto: SAMUEL FAGUNDES)

- Eu sempre gostei de viajar, já conheço outros paises, fui mochileiro, pegava só as mochilas e saia de carona. O Brasil sempre me chamava a atenção, pelos seus cantores, me lembro na época do Vinicius, Toquinho, e eu gostava da maneira como os brasileiros falam. O Brasil é um país muito grande e eu sempre tive curiosidade de conhecer até que um dia tive a oportunidade vir, gostei e não fui mais embora – revela Miguel.

Segundo ele na época em que veio para o Brasil, a Argentina passava por um processo de ditadura e isso foi um dos motivos que o fez deixar seu país de origem. O primeiro lugar em que morou foi na Bahia, que para ele serviu como um descanso para a mente.

MINAS GERAIS/ARGENTINA

O bem humorado Miguel afirma que Minas Gerais o lembra a Argentina pela intelectualidade do povo mineiro que tem a cultura diferente da Bahia. De acordo com o argentino, Montes Claros apareceu por acaso em sua vida.

- Montes Claros foi uma casualidade. Eu morava em Belo Horizonte, após morar na Bahia, um colega me falou que havia um trem que iria para Bahia, mas o trem ia mesmo era para Monte Azul. Nesse trem eu conheci uma galera de Montes Claros que me convidou para uma festa, e eu fui ficando e conheci minha mulher. E eu fiquei indo e voltando até que nasceram meus filhos e eu comecei a me firmar até ficar só em Montes Claros. Foi bom porque antes eu viajava e não tinha em mente ficar em um lugar e fazer uma casa. Mas quando você tem filhos você começa a rever essa situação – revela Miguel.

DIFICULDADES

Miguel conta que sente saudades da Argentina, e diz que sempre que pode volta lá. Ele conta que quando é perguntado sobre a questão do futebol fica dividido, pois gosta do Brasil e da Argentina, e então fica sem saber para quem torcer. Segundo ele, as principais dificuldades para se adaptar foram a comida de cada lugar em que passou e também o idioma, mas que está barreira foi mais facilmente superada com ajuda da hospitalidade brasileira que para ela é maravilhosa.

ARTESANATO

Miguel conta que começou a trabalhar com artesanato quando tinha vinte anos, e aprendeu numa viagem que fez ao Peru. Lá ele conheceu artesãos que o ensinaram a fazer pulseiras, brincos e assim foi aprendendo. Ele diz que no Brasil em muitos lugares chegava com artesanato, mas acabava se empregando em outras coisas. Já trabalhou em bares, limpava alguma casa, fazia de tudo um pouco. O artesanato sempre foi uma coisa boa para ele que se chegasse a algum lugar e não tivesse serviço fazia seu artesanato e vendia.

Segundo ele, a principio só produzia artesanato, mas com o tempo a família foi crescendo e cresceu também a necessidade de vender mais. Ele conheceu um pessoal do Peru que mora em São Paulo, e começou a comprar deles. Miguel revela que hoje em dia compra mais do que produz, e que sua mulher é quem ainda produz algum artesanato, ele concerta mais do que cria.


 


OBJETIVOS

O argentino Miguel atualmente é acadêmico do curso de Artes da Unimontes. Ele revela que teve de fazer todo o primeiro e segundo grau novamente por não ter papéis que provassem que ele estudou na Argentina. Miguel fez supletivo e conseguiu ingressar na faculdade, e agora pretende ser professor quando formar.

SERVIÇO

Miguel vende seus artesanatos na loja La Luna loja 46 que fica no 1º piso do Shopping Popular de Montes Claros. Telefone (38) 3222–2139.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por