Fabíola Cangussu
Repórter
À procura da felicidade, filme baseado na história real de Chris Gardner, garante a melhor interpretação de Will Smith. Ator conhecido pela sua veia cômica, despe da vaidade e encara um texto terno e envolvente, o verdadeiro sonho americano.
Sonho que até então não tinha sido percebido pelos roteiristas e nem por Will Smith. Essa visão só chegou até a equipe, depois que o diretor italiano Gabriele Muccino resumiu a idéia do roteiro original na frase - Este filme é sobre o sonho americano - todos da equipe gostaram da idéia que até então era despercebida, pois somente o estrangeiro sabe o que seria esse sonho.
Além de retratar o verdadeiro sentimento dos que buscam sucesso no território americano, esse filme também pode ser descrito como a imensa vontade do pai de não abrir mão de seu filho. Da necessidade de quebrar um círculo vivido pelo personagem principal e pelo próprio pai. Chris faz questão de ressaltar que não queria abrir mão do seu filho, para que a historia em família não se repetisse. Ele só conheceu o pai após se tornar adulto.
O diretor Muccino conseguiu dar o toque de doçura que o filme precisava. Dirigiu Will Smith com genialidade. A cumplicidade dos dois, fica clara em cada cena gravada.
O grande ator de ação e comédia empresta seu corpo para dar vida a Chris, um pai de família que corre, corre muito para descobrir formas de se manter junto a seu filho Christopher, interpretado por Jaden Smith.
A escolha de Jaden para representar Christopher não tem nada a ver com o parentesco. O garoto desempenhou o papel com desenvoltura e total cumplicidade com o pai/parceiro. Mais uma vez Gabriele demonstrou a delicadeza da direção italiana percebendo o resultado dessa parceria nas telas.
O diretor procurou usar o maior número de tomadas em locações reais. São Francisco inspira com toques de realidade, fazendo o elenco respirar tudo o que foi vivido por Chris.
Bom, do que se trata esse sonho americano? Uma historia semelhante com o que acontece com os estrangeiros que chegam aos EUA querendo uma vida melhor. Certamente, muitas histórias de sucesso têm um enredo parecido com esse, com o diferencial de ser um americano vivendo o sonho:
O que parecia ser um grande negócio desestrutura a carreira do vendedor de Chris Gardner (Will Smith). Representante comercial de uma marca de scanners de densidade óssea, um equipamento caro e de difícil aceitação, ele investe todo o dinheiro da família adquirindo o produto para revenda. Entre uma visita e outra a consultórios médicos e hospitais, carrega a máquina de cerca de 18 kg por toda a cidade.
Por causa desses contratempos, as coisas em casa vão de mal a pior. Fracassado, ele deve impostos e o aluguel. A esposa que trabalha em vários turnos não suporta a pressão e o abandona levando o filho junto. O pequeno Christopher, de apenas 5 anos, é a grande engrenagem que faz Chris encontrar força para seguir enfrente. Com a decisão da esposa de mudar de cidade, ele fica com o filho para criar. E, nesta mesma época, ele insistentemente tenta um estágio sem remuneração numa corretora de ações, numa tentativa de mudar de vida.
Imerso em crises, em busca de um lugar para viver, com dificuldades para vender os scanners que garantem algum dinheiro e ainda com o garoto para criar, Chris parece estar sem saída. Em meio a tantos problemas, faz questão de dedicar horas de estudo e dedicação ao emprego que tanto almeja. A incansável luta deste homem À Procura da Felicidade passa por altos e baixos e momentos em que tudo parece impossível de se resolver. Estrelado por Will Smith (MIB - Homens de Preto e Hitch - Conselheiro Amoroso), o filme rendeu ao astro uma indicação ao Oscar 2007 na categoria Melhor Ator. Uma outra curiosidade, Chris Gardner, que acompanhou todas as filmagens, aparece nas cenas finais. Fique atento para não perder.
Conselho importante, aproveitem as férias escolares, reserve pipoca, convide amigos, e reúna toda a família. Vale como lição de persistência, além de ser um excelente momento de lazer cultural!
Ficha Técnica
Título Original: The Pursuit of Happyness
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 117 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2006
Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Relativity Media / Escape Artists / Overbrook Entertainment
Distribuição: Sony Pictures Entertainment / Columbia Pictures
Direção: Gabriele Muccino
Roteiro: Steve Conrad
Produção: Todd Black, Jason Blumenthal, James Lassiter, Will Smith, Steve Tisch e Teddy Zee
Música: Andrea Guerra
Fotografia: Phedon Papamichael
Desenho de Produção: J. Michael Riva
Figurino: Sharen Davis
Edição: Hughes Winborne
Elenco
Will Smith (Chris Gardner)
Jaden Smith (Christopher)
Thandie Newton (Linda)
Brian Howe (Jay Twistle)
James Karen (Martin Frohm)
Dan Castellaneta (Alan Frakesh)
Kurt Fuller (Walter Ribbon)
Takayo Fischer (Sra. Chu)
Domenic Bove (Tim Ribbons)
Scott Klace (Tim Brophy)
Mark Christopher Lawrence (Wayne)
Kevin West (O maior pai do mundo)
Chris Gardner