|
Um dos mais importantes cartões-postais de Montes Claros, localizado no Centro Histórico do município, é o Corredor Cultural, criado pela administração anterior. O espaço abriga atividades culturais: serestas, feiras, exposições, barzinhos, livrarias, lojas de antiguidades, sebos e outros.
Antigamente a cidade era conhecida como Arraial das Formigas, nome dado pela alta incidência de formigueiros e pela luminosidade da serra que a envolve. Anos mais tarde se tornou o município de Montes Claros, especificamente em 1857. A cidade foi fundada em volta da Igreja da Matriz, no centro histórico que está preservado até os dias atuais. Histórias e informações como essas só são possíveis devido à criação do Corredor Cultural, que se localiza atrás da Igreja da Matriz.
Com 400 mil habitantes e sendo o principal centro urbano e econômico do norte de Minas, Montes Claros, ao longo dos anos, provou ser um centro importante de cultura e entretenimento, estimulando pessoas de todas as idades a participarem da história da cidade.