Da Agência Minas
· Até dia 25 de julho, dentro da semana que homenageia os 100 anos de Guimarães Rosa, serão realizadas, em Cordisburgo, quatro mesas-redondas, apresentando e debatendo a obra do escritor e projetos vinculados a ela. A entrada é gratuita.
Guimarães Rosa completaria cem anos (reprodução XU MEDEIROS)
Nesta quarta (23) e na quinta-feira (24), serão destacados alguns temas e sua relevância na obra de Guimarães Rosa, como a Morte e a Geografia do ambiente literário. Na sexta-feira (25), serão trabalhadas as possíveis relações entre a arte literária, o cinema, a música e a dança. Não é necessário fazer inscrições.
Neste período, quatro exposições homenageiam João Guimarães Rosa. Três delas, no Galpão Vincentino, abertas de 8h às 11h o artista José Murilo Batista (Cordisburgo) expõe suas pinturas na mostra “O Diabo Nas Veredas Mortas”; a convidada paulista Beth Ziani (participante da mesa-redonda do dia 22), expõe fotografias e registros em áudio, sob o tema “Memória Viva do Sertão”, e Selma Maria (SP), também participante da mesa-redonda, apresenta a exposição “Meninos Quietos – Brinquedos do Sertão”.
MUSEU
Em destaque, no Museu Casa Guimarães Rosa, a mostra itinerante “Sertão Encarnado” promove um encontro literário entre o escritor mineiro, autor de “Grande Sertão: Veredas”, e outros três grandes escritores brasileiros que trabalharam o tema “sertão” em suas obras: Euclides da Cunha (1866-1909), em “Os Sertões”; Afonso Arinos (1868-1916), em “Os Jagunços” e “Pelo Sertão”, e Graciliano Ramos (1892-1953), em “Vidas Secas”. “Com suas obras, esses escritores mapearam as veredas sertanejas, cujo conhecimento é indispensável para termos uma idéia de nosso país”, sugere Leonardo José Magalhães Gomes, historiador e curador da mostra.
SEMANA
A XX Semana Roseana é realizada anualmente, há 19 anos, pelo Museu Casa Guimarães Rosa, instituição vinculada à Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em parceria com a Associação de Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa.
A programação completa da semana está disponível nos sites da secretaria de Estado de Cultura (www.cultura.mg.gov.br).