Michelle Tondineli
Repórter
O coral Waldir Pereira, do Conservatório estadual de música Lorenzo Fernandez, se apresenta nesta quinta-feira, às 19h, no auditório Marina Fernandez. O professor e idealizador do coro, William Leal, há cinco anos dá aulas no conservatório e há três realiza apresentações com o coral Waldir Pereira.
- Todos os alunos são diferentes, com suas peculiaridades. São vários os que chegam aqui desafinados, mas não existe aquele que não aprende. O coral foi criado pela necessidade que cada aluno sentia de continuar com o canto/coral. Muitos desses alunos falam que não gostavam de canto e coral e passaram a gostar. São cerca de 50 pessoas no coral. Alguns alunos saem do conservatório, outros vão embora, outros não querem mais, então sempre estamos renovando o grupo. Nunca tivemos um aluno que se interessou em compor, eles ainda não possuem essa formação - afirma.
William fala ainda dos planos para o futuro do coro.
- Temos a ideia de participar de encontros de corais fora de Montes Claros. Tem sido difícil participar destes encontros, porque falta um caixa do grupo e dependemos disso. Estamos entrando com novos projetos para conseguir esta apresentação - diz.
O nome Waldir Pereira foi escolhido por William para homenagear o professor Waldir Pereira, regente do coral da Unimontes, chefe de departamento do curso de Artes/Música da Unimontes, professor de canto do conservatório e coordenador do curso técnico de canto durante anos.
- Ele é um professor que temos aqui e atualmente dirige o coral da Unimontes. Representamos este bom trabalho dele com o coral. Como professor, é difícil viver de música em Montes Claros - conclui.
Mais informações sobre o coral pelo telefone (38) 8811-8147.
