Neste sábado, 13, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube apresentam A Conversação (1974), clássico moderno do cinema americano dirigido por Francis Ford Coppola. O filme conta a história de Harry Caul, um solitário especialista em gravações e escutas de espionagem. Após um trabalho, Harry desconfia que as pessoas às quais grampeou podem estar correndo risco de morte, fato que o joga em uma crise de consciência e em confronto com fantasmas do passado.
Escrito e produzido por Coppola, A Conversação é uma obra praticamente impecável, construída com cuidado milimétrico por um cineasta em pleno domínio narrativo. Tudo está em seu devido lugar, em um equilíbrio entre o desenvolvimento do personagem principal e a trama. Interpretado de forma impecável por Gene Hackman, que consegue demonstrar toda a insatisfação com a própria vida, Harry é um homem solitário e hermético, com medo de revelar sua intimidade para quem quer que seja.
O roteiro traz revelações finais que confirmam o suspense e reforçam a história e, especialmente, o destino dado ao protagonista. Tradicionalmente, afirma-se que os anos 1970 definiram a cara do cinema americano moderno revelando nomes como Spielberg, Lucas e Scorcese, mas o destaque maior é do consagrado Francis Ford Coppola – autor de três obras primorosas do período: O Poderoso Chefão, O Poderoso Chefão - Parte II e Apocalypse Now.
O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.