Hélen Santos
Repórter
onorte@onorte.net
O projeto Conservatório na Rua tem como intuito levar o conhecimento e a percepção musical para crianças de 1ª a 4ª séries de escolas estaduais de Montes Claros e Bocaiúva. Os professores do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes vão às escolas para trabalhar com música e com manifestações artísticas, como danças, jogos, brincadeiras e poesia. O projeto é basicamente musical, mas tem ajudado na aprendizagem dos alunos, porque o conteúdo que a criança está estudando é abordado através da música, tornando a forma de aprender mais fácil e prazerosa.
Equipe responsável pelo projeto Conservatório na Rua
(foto: Hélen Santos)
São dezessete escolas estaduais, atendidas por 10 professores. Uma vez por semana, munidos de violão, teclado, microfones, roupas e adereços folclóricos, a equipe sai às ruas para alegrar ensinando música e cultura. A Escola Estadual Antônio Figueira, por exemplo, que fica localizada no Bairro São José, recebe o projeto todas as terças-feiras há mais de cinco anos. Atende, ainda, o orfanato e o Bairro Santa Rafaela, uma das regiões mais carentes de Montes Claros.
Em entrevista ao jornal O NORTE, a diretora Maria Selma Silva Santos, disse que os professores e os pais dos alunos abraçaram a iniciativa com muito carinho, relatando que tem se verificado uma melhora no rendimento escolar dos alunos.
Um dos feitos da equipe de música mais apreciados pelos alunos é o coral.
- Os alunos estão entusiasmados, desenvolvendo suas habilidades, aumentando o conhecimento através de músicas que falam sobre cada região do país. Houve uma mudança de postura visível em sala de aula e a integração da arte com a escola - completou Maria Selma.
Durante todo o mês, os trabalhos e as atividades serão voltados em comemoração ao Dia das Crianças. A próxima atividade do projeto Conservatório na Rua, são os ensaios para o auto de Natal, que acontece todos os anos e que conta com a participação dos pais na confecção das roupas usadas para peças e para o coral.