O Projeto Conservatório na Rua, realizado pelos professores do conservatório estadual de música Lorenzo Fernândez, realizará, nesta quinta-feira, 09/12, ás 19 horas, na paróquia São Sebastião, o tradicional Auto de Natal, com 400 crianças em uma só voz saudando, louvando e bendizendo o Menino Jesus. As crianças são estudantes de 20 escolas de tempo integral da rede estadual que fazem parte do projeto.
O Auto de Natal é realizado desde a fundação do projeto e tem como objetivo central fazer o intercâmbio entre conservatório e escolas públicas e comunidade, promovendo o entretenimento harmônico, a socialização e o acesso à música de boa qualidade.
O Auto de Natal é a culminância das atividades desenvolvidas nas escolas durante todo o ano.
CONSERVATÓRIO NA RUA
O projeto Conservatório na Rua foi idealizado em 1991 com o objetivo principal de perpetuar as tradições culturais de Montes Claros utilizando-as como matéria prima de propostas educacionais e musicais a serem desenvolvidas na rede regular de ensino.
No primeiro momento os professores desenvolviam as atividades dentro do Conservatório e levavam até as escolas estaduais, onde as crianças participavam como assistentes. Com o passar do tempo estes professores sentiram a necessidade de uma participação mais efetiva destas crianças e resolveram ultrapassar os muros do Conservatório transformando a comunidade escolar de meros assistentes para ativos participantes.
Os professores atendem as especificidades referentes ao domínio das áreas, capacidade de trabalhar em grupo, criatividade, disponibilidade e interesse de trabalhar com crianças. O Projeto atua nas áreas: musical, dança, cênica e visual.
Dentro dessa perspectiva, três professores do projeto atuam em cada escola semanalmente, os quais, uma parte dos alunos é atendida rotativamente e a outra parte fixa – Projeto de Tempo Integral.
Em eventos públicos, ao final de cada subprojeto, reúnem-se todas as escolas envolvidas em um único espaço, cabendo ao CELF oferecer a estrutura geral: profissionais que trabalham com as crianças e produção da culminância do evento.
