Conexão Vivo: Uma história de sucesso

Jornal O Norte
Publicado em 25/03/2009 às 11:37.Atualizado em 15/11/2021 às 06:54.

Da Ascom/Conexão



Em toda a sua trajetória, o Conexão Vivo realizou 906 shows para um público de cerca de 302 mil pessoas. Além da formação de público e do incentivo à produção musical mineira, o Conexão Vivo produziu 133 mil CDs, com músicas dos artistas participantes de cada uma de suas edições.



Realizado desde 2007, o Conexão Animações contou, em sua primeira edição, com 196 inscrições, de VJ realizadores de 17 Estados. Foram distribuídos 106 mil reais em prêmios para os animadores, que produziram 12 videoclipes.



HISTÓRICO



O ano de 2001 marcou a estréia do então Conexão Telemig Celular (hoje Conexão Vivo). Maurício Tizumba, Marina Machado, Patrícia Ahmaral, Vander Lee, Radar Tantã, Alda Rezende e Berimbrown fizeram o show de lançamento do projeto no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O Conexão também circulou por Rio de Janeiro, São Paulo e mais 13 cidades do interior de Minas. Desta edição foi lançado um CD com tiragem de oito mil cópias.



Em 2002, o Conexão Vivo foi ampliado. Ao todo, 71 noites de espetáculos, com 165 atrações e 72 artistas, passaram por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e dez cidades do interior de Minas. Cada um dos 13 artistas mineiros participantes teve uma música inserida do CD do projeto. Esse segundo CD do Conexão Vivo conquistou um Disco de Ouro pela maior tiragem independente já realizada em Minas Gerais: 100 mil cópias. Em Belo Horizonte, a etapa “Nova Safra” apresentou as revelações da música mineira, como os estreantes Makely Ka, Gabriel Guedes e Kristoff Silva. Do cenário nacional, participaram nomes como Seu Jorge, Ed Motta e a então iniciante Maria Rita.



Em sua terceira edição, o Conexão Vivo passou a circular exclusivamente em Minas Gerais e recebeu 89 artistas nacionais. Foram promovidas 47 noites de espetáculos e 151 atrações, com shows na capital mineira e em mais 11 cidades do interior. O projeto contou com a participação de 89 artistas/bandas mineiras e nacionais. Além disso, o Conexão Vivo promoveu, em Belo Horizonte, o seminário “Música e Movimento”, que reuniu cerca de 40 pesquisadores e empreendedores do universo da música, que discutiram os rumos do mercado musical.



O Conexão Vivo ampliou a visibilidade dada às revelações da música mineira e adotou um edital para seleção de artistas e bandas do Estado. Foram recebidas 557 inscrições e adotado o subtítulo “Novos movimentos na música mineira”. Em Belo Horizonte, o projeto ocupou a Casa do Conde (Funarte) e artistas franceses foram convidados a antecipar o “Ano do Brasil na França”.



O Conexão Vivo levou ao interior, em parceria com a Sociedade Independente da Música (SIM), debates sobre o mercado musical mineiro e nacional. Em Belo Horizonte, o Parque Municipal virou palco e cenário para o projeto. Realização do Conexão Vídeo Minas que promoveu uma mostra de vídeos clipes e documentários sobre a produção musical mineira. A Rede Minas passa a exibir em TV aberta os shows do projeto.



O Conexão Vivo bateu recordes de público: em 22 noites de espetáculos, 55.348 pessoas, sendo 33.878 só em Belo Horizonte. Aos debates somaram-se oficinas gratuitas ministradas pelos próprios artistas em seis cidades do interior mineiro. DJs e VJs apresentaram-se na programação paralela “Conexão DJVJ”. O projeto lançou um CD duplo com tiragem de 7.500 cópias.



O Conexão Vivo inaugurou seu portal, com comunidade e processos de votação online. O público passou a contribuir na escolha dos artistas. As inscrições de músicos ultrapassaram 800 e o projeto abriu um edital nacional de animação. Doze animadores foram selecionados e produziram videoclipes dos artistas de música classificados. Foi lançado o CD virtual do Conexão Vivo, com 36 faixas disponibilizadas para download gratuito. A etapa final do Conexão Vivo 2007/2008 foi realizada em abril e maio de 2008, em Belo Horizonte. Foram nove dias de evento, 62 atrações em 49 espetáculos, 32 mil pessoas presentes.



Outras informações: www.conexaovivo.com.br.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por