Para marcar a passagem da Quaresma e relembrar a história da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o grupo Ensamble Lirais apresenta o Concerto da Paixão cantos gregorianos, promovendo uma perfeita simbiose entre o público e os músicos



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Estamos em plena Quaresma e, se o período é reservado para reflexão e conversão espiritual, o ápice do cristianismo, a ressurreição de Jesus Cristo, comemorado no Domingo de Páscoa, é dia de festa, regado a vinho e acompanhado de muitos ovos de chocolate.



A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, quando os católicos realizam a preparação para a Páscoa. Esta prática está presente em vários países desde o século IV e, ainda hoje, fiéis de todo mundo são convidados a fazer uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos da Bíblia Sagrada.



O período é, essencialmente, um retiro espiritual voltado à reflexão, e em muitas regiões do Brasil e do mundo, essa reflexão é reforçada pelo teatro e pela música, quando os fiéis revivem a penitência, morte e ressurreição de Jesus Cristo.



Em Montes Claros a data será marcada pela apresentação do grupo Ensamble Lirais (Cantores Líricos das Gerais), que apresenta concerto com encenações sobre a paixão e morte de Jesus Cristo, com direção da maestrina Maristela Cardoso.



Segundo a soprano, o grupo pretende levar o canto lírico em locais de menor acesso a esse tipo de manifestação artística.



- Em alguns bairros residem muitos cantores líricos e seus familiares e amigos, sendo, portanto, importante prestigiá-los – diz a soprano.



Maristela diz que o Ensamble Lirais é um grupo independente, cujos componentes são amantes da música e da arte em geral.



- Os componentes do Ensamble Lirais querem praticar e mostrar seu potencial com paz, harmonia e simplicidade, já que apoio financeiro se torna mais difícil a cada dia. No concerto serão apresentados cânticos gregorianos pelo Ensamble Gregoriano, outro grupo que vem tomando forma, suavemente, como o próprio nome sugere, pelo caráter desta música meditativa e maravilhosa – completa a diretora.



Maristela ressalta que o grupo está aberto para cantores líricos, mesmo iniciantes.



- Há os componentes fixos e eventualmente teremos convites de acordo com a natureza do espetáculo. Os interessados podem fazer contato pelos telefones (38) 3223 8976 ou 9944-8976.



Segundo Maristela Cardoso, o Concerto da Paixão é a primeira apresentação do grupo e será realizado nas Igrejas, Santa Laura no bairro Santa Laura, sexta-feira, 30, às 19h30, e São Lucas, no Vilaje do Lago II, sábado, 31, às 20h.