Michelle Tondineli
Repórter
Esta semana foi marcada pelo início das festividades da vasta programação cultural dos 50 anos do Celf - Conservatório estadual Lorenzo Fernandes. O evento faz parte da XXIII Semana da Cultura do Celf.
A abertura oficial aconteceu durante a noite de ontem, no auditório Cândido Canela, do centro cultural Dr. Hermes de Paula, com a apresentação da nova logomarca e do carimbo comemorativos aos 50 anos da fundação do conservatório. Apresentaram-se o coral Waldir Fernandes, a Orquestra Sinfônica de Montes Claros e o Grupo Lírico Bezzi.
Novo prédio do conservatório.
Hoje, às 20h30, é a vez do grupo de flautas Capella Montes-clarense e grupo instrumental Enny Parejo, além da apresentação dos alunos de Sopro às 9h. Às 20h30, as Eternas Canções de Oscar Lorenzo Fernandez.
Paralelamente, de 03 a 05, acontece a mostra coletiva dos alunos do projeto Trilhando as Artes Plásticas, no hall do bloco C do conservatório. No dia 06, acontece a apresentação da seresta Cordas e Vocais e do Cantoria II, às 20h30, além da apresentação da Big Band Dionízica no Ibituruna Shopping Center. No dia 07, às 10h30 tem apresentação do Grupo folclórico Zabelê e às 20h30, do coral Lorenzo Fernândez e instrumental Antonieta Silvério. De 03 a 07 de novembro, acontece a mostra didática dos alunos do curso técnico em Decoração no centro cultural.
Em Minas Gerais existem 12 conservatórios estaduais. A grande maioria está localizada no sul do estado, sendo o de Montes Claros o único no Norte de Minas. A diretora do Celf, Iraceníria Fernandes da Silva, ressalta que todos os eventos da semana serão com entrada franca.
- Isso redobra a sua importância e responsabilidade, uma vez que atendemos a clientela da cidade e de toda a região. Somos um pólo irradiador de cultura, nos preocupamos em realizar da melhor forma possível e dentro das nossas possibilidades ações e metas. Além da formação artístico-musical do aluno, levamos a toda a sociedade eventos de boa qualidade, preocupando, assim, com a formação de um público cativo, aprimorando seu gosto musical, além, é claro, de valorizar e mostrar o trabalho dos alunos e professores. As parcerias nos possibilitam um intercâmbio de ações inclusivas norteadoras do saber artístico, da democracia e acesso de todos à arte e à cultura. O conservatório tem como função provocar a reflexão do ser humano, através da sensibilização e da emoção. Afinal, o verdadeiro papel da arte é promover a inquietação para uma possível mudança. Hoje, com quase meio século, uma história de lutas e conquistas, sentimo-nos recompensados pelo apoio de toda a sociedade, que valida sempre nossas ações - finaliza.
Outras informações (38) 3221-6644.
