Michelle Tondineli
Repórter
Nesta terça-feira, às 19h30, acontece no Montes Claros Shopping uma apresentação musical de cem alunos do Colégio Batista Norte Mineiro. Na próxima quinta-feira, 10, os alunos voltam a se apresentar, durante o dia, para as crianças hospitalizadas no Hospital Universitário.
De acordo com o professor e músico Ricardo Viana, a música em sua vida sempre foi fundamental.
- Eu trabalho com música há muito tempo; participei das bandas Contra ataque e Caça níquel. Há oito anos faço um trabalho de musicalização em geral. Entre os alunos do Colégio Batista e os outros, já realizamos gravação de CD com banda de boa formação. Aprendo com eles cada dia mais - afirma.
(MICHELLE TONDINELI)
Alunos se preparam para realizar apresentação.
O professor explica que o coral do Colégio Batista, o Musiarte, pretende plantar uma semente especial e que passe boa palavra.
- A criança consegue absorver muito fácil a música. Por ser um trabalho multidisciplinar da escola, não existe uma seleção específica para quem é apto a participar. São alunos do maternal até a 4ª série e de 5ª a 8ª série. É um trabalho de apoio musical, explica.
Para Ricardo, todos os aprendizes conseguem absorver as informações.
- Contamos com o apoio de vários professores. Temos a professora Lucélia, de inglês, que nos auxilia em músicas como Happy Day. Conto com o apoio de meu estúdio, o Viana, e gravamos CDs de ensaio, promocionais, diz.
Ricardo diz que já foram selecionados alunos do colégio para contribuir com gravação de cd.
- Esta apresentação do Montes Claros Shopping Center é uma mostra, algo para somar. Em nossas apresentações levamos uma palavra boa, a palavra de Deus. A mensagem é de esperança, através da vida e destas vozes, para corações que precisam destas palavras, ressalta.
Segundo o professor, o coral não possui só crianças evangélicas.
- Qualquer religião pode participar. A criança que tem o contato com a música acaba conseguindo facilidade para algumas letras. Meu trabalho com eles envolve ritmos e escritas musicais. Eles desenvolvem mais o que querem fazer, em troca disso cobramos deles na escola, completa.
O professor fala que é com dificuldade que os alunos do maternal aprendem as músicas.
- A informação deles é mais lenta, como se fosse outra linguagem. Mas no final fica uma bela apresentação. No dia das mães gravamos uma música na escola. Estamos gravando um cd com cinco músicas, e com a ideia de somar o estúdio, eu e o colégio. É algo fantástico. Quero fazer com que cresça e que essas crianças tenham um comando de regência musical. Ainda estamos trabalhando vozes e estruturas, finaliza.
Outras informações podem ser obtidas pele telefone (38) 3222 – 0101.
CORAL MUSIARTE SE DESTACA NO COLÉGIO BATISTA
As apresentações musicais realizadas pelo Coral do Colégio Batista “Musiarte” têm como objetivo trabalhar com as crianças desenvoltura e trabalho de equipe.
Segundo a coordenadora pedagógica Dilma Rios Pimentel, as apresentações desta semana são um trabalho lúdico.
- Para motivar os alunos e envolver a comunidade escolar, todo o processo educacional está entrelaçado e a música só vem a somar. Já tem alguns anos que trabalhamos com música no colégio. Este ano avançamos, estamos mais ousados e crescidos. Estamos planejando o ano de 2010 para que aconteçam apresentações deste coral. Além de desenvolver a cognição, desenvolve a sensibilidade das crianças, o amor, a ternura e a amizade, afirma.
Para a aprendiz Gabriela Durães, da 4ª série, as apresentações da escola são legais e alternativas.
- As músicas repetem, mas mudam o ritmo, com a mesma mensagem. Já apresentei outras vezes, mas sempre fico nervosa. Eu espero que chegue logo o dia, apresentaremos e vai passar. Acho que este ano está melhor, porque as músicas estão mais alegres, com mensagens bonitas, além de termos alguns passos de dança, argumenta.
De acordo com a diretora pedagógica, Maria dos Reis Soares Silva, as apresentações têm importância por ser um trabalho em grupo.
- Vamos contar com 100 alunos juntos, demonstrando união. Além de desenvolver a sensibilidade. Eles gostam de estar cantando e faz bem. Hoje eu vejo que a disciplina melhorou muito através da música, devemos e vamos continuar com o projeto, ressalta.
O professor e músico Ricardo Viana revela que é difícil viver de música em Montes Claros.
- Mas acredito que o espaço musical tem mudado e, de certa forma, a cidade tem procurado novas parcerias, novas formas. O músico no Brasil inteiro é complicado de sobreviver, mas isso é bom, pois nos ajuda a ter força. Porque a dificuldade nos dá a vitória. O pessoal tem nos apoiado e buscado conhecer nosso trabalho. Queremos que as pessoas possam ver e conhecer nossos projetos. Precisamos de mais apoio na área cultural, mas é com o tempo, finaliza.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (38) 3214–9136.