Neste sábado, 19, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube exibem (em parceria com o Curta Circuito) Bang Bang (1970), obra inovadora e polêmica dirigida por Andrea Tonacci. Filmado em Belo Horizonte, a produção incorpora uma gama de experimentos de linguagem e citações fílmicas para criar uma obra em que a lógica narrativa usual é francamente abolida.
O protagonista de Bang Bang vive sem distinção a sua realidade pessoal e a ficção de seu personagem. Busca um sentido e uma saída daquela situação enquanto é perseguido por bandidos, um mágico, uma fantasia amorosa, um bêbado, sua auto-imagem.... A comicidade, os motivos da perseguição, as situações, os personagens, a cenografia, os diálogos e a trilha sonora remetem a símbolos, metáforas e à recusa da possível lógica narrativa, permitindo ao espectador uma sensação análoga à do personagem central. Uma viagem bem humorada e visualmente moderna.
O cinema de Andrea Tonacci é único e sem paralelos dentro do cinema brasileiro. Marcado por uma preocupação rigorosa com a linguagem do cinema em seus elementos constitutivos básicos (fotografia, som e, principalmente, a montagem), seu cinema ainda assim revela-se muito pouco formalista e, ao mesmo tempo, extremamente humano e urgente. Com Bang Bang, Tonacci impõe um paradoxo de enorme beleza: faz um cinema radicalmente atemporal, mas ao mesmo tempo profundamente fincado no momento histórico em que é realizado. Classificação etária: 16 anos.
O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.
Próximas atrações – Mostra Cinema Marginal
26/11 – Trapaceiros (2000), dir: Woody Allen.