Clássico do Cinema Brasileiro, Doramundo é a atração do sábado

Saiba mais >>

Jornal O Norte
13/06/2013 às 10:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:04

Neste sábado, 15/06, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube apresentam Doramundo (1978) - em parceria com o projeto Curta Circuito. Rodado na paisagem enevoada de Paranapiacaba, nos arredores de São Paulo, a trama mostra a vida de ferroviários envolvidos num clima de misteriosos assassinatos. Quando as investigações começam, um triângulo amoroso vem à tona. Adaptação do romance homônimo de Geraldo Ferraz, premiada como melhor filme no festival de Gramado.

Um policial chega na vila de Cordilheira para tentar por um fim a uma série de assassinatos, que comprometem a reputação da companhia ferroviária. Assume uma ação repressora com interrogatórios pautados no terror e na tortura - o que reflete a ação repressora do regime militar. Dotado de uma estética melancólica, Doramundo registra e revela o dia a dia dos ferroviários, seja pela fuligem, pela neblina, pelas máquinas ou, ainda, pelo isolamento da população e as mortes nos trilhos por acidentes de trabalho.

Dirigido por João Batista de Andrade, é o terceiro filme do cineasta que retornava ao cinema após cinco anos, tempo em que trabalhou na televisão (em programas na TV Cultura, ao lado de Vladimir Herzog, e na TV Globo - produzindo documentários para o programa Globo Repórter). Doramundo traz uma necessidade vital de falar sobre o Brasil e de nossa realidade social. Apesar de abordar acontecimentos de 1939, mantém seu frescor por ser contemporâneo aos fatos vividos na época do lançamento.

Para o próprio diretor, Doramundo “está centrado em questionamentos acerca da criminalidade, sendo que o comportamento subversivo e voltado contra a própria sociedade é uma válvula de escape marcada pelo uso de meios violentos, como os assassinatos. É um filme em que os assassinos não são bandidos e nem marginais, mas sim operários, e que se há culpado nessa história, esse não é uma pessoa em sua individualidade, mas sim um sistema social regido por uma companhia inglesa dominante nessa vila de ferroviários”. Classificação indicativa: 14 anos.

O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados.

Próximas atrações 29/06 - “Elvis e Madona” (2010, Brasil), dir: Marcelo Laffitte.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por