Clássico da comédia italiana inicia a programação de outubro no Cinema Comentado
Neste sábado, 04, o Cinema Comentado Cineclube inicia a programação cinematográfica do mês de outubro com a comédia “Feios, Sujos e Malvados\" (1976), uma das obras-primas do cineasta Ettore Scola
Neste sábado, 04, o Cinema Comentado Cineclube inicia a programação cinematográfica do mês de outubro com a comédia “Feios, Sujos e Malvados" (1976), uma das obras-primas do cineasta Ettore Scola – diretor de sucessos como “Um Dia muito Especial”, “Nos que nos Amávamos Tanto” e “O Baile”. Giacinto mora com a esposa, os dez filhos e vários parentes, num barraco de uma favela de Roma. Todos querem roubar o dinheiro que ele ganhou do seguro, por ter perdido um olho quando trabalhava. A situação fica ainda pior quando ele decide levar uma amante para dentro de casa. Vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes, o filme é uma comédia social corrosiva cuja construção cinematográfica confere inusitada dignidade estética à miséria.
Resistindo com vigor à passagem do tempo, Feios, Sujos e Malvados traz uma visão claustrofóbica e cruel da miséria revelada com frescor político e social. Ettore Scola é um cineasta de características neo-realistas, com abordagem crítica da realidade italiana, cuja maestria fílmica transforma a produção em obra envolvente para todos os espectadores.
Para o crítico Helom de Oliveira, do site (En) Cena, “Feios, Sujos e Malvados” é um filme que assusta, do início ao fim, a quem está habituado aos valores tradicionais de uma família burguesa. É difícil não ficar impactado, chocado. Risos até surgem em alguns momentos, mas sempre cercados de certa angústia, perplexidade. A miséria, a exclusão social e a falta de instrução são vistas cruamente através da utilização estética do exagero. Humor negro com extremo sarcasmo, que mexem tanto com o telespectador a ponto de gerar críticas sociais sobre o modo de funcionamento da sociedade ocidental.
Classificação etária: 16 anos.
As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, na sala Geraldo Freire, no prédio da Prefeitura. A entrada é grátis e todos os interessados podem comparecer e participar das exibições. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a plateia sobre os filmes apresentados. Novidades e mais informações do cineclube estão disponíveis no Facebook: https://www.facebook.com/cinemacomentadomontesclaros
Próximas atrações
11/10 – “A Cor do Paraíso” (Irã, 1999), dir: Majid Majidi.
18/10 – Programação Curta Circuito.
25/10 – “Miss Violence” (Grécia, 2013), dir: Alexandro Avranas - Lançamento especial do mês de outubro.
