Cinema em dose dupla: irreverência e ousadia do cineasta baiano Glauber Rocha é tema de estréia da temporada 2007 do Cineclube Curta Circuito

Jornal O Norte
23/03/2007 às 00:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:00

A irreverência e ousadia do cineasta baiano Glauber Rocha é tema de estréia da temporada 2007 do Cineclube Curta Circuito, com a exibição de trechos do programa Abertura, a mais inovadora das produções da televisão brasileira, veiculada em 1979 pela extinta TV Tupi. Logo após tem exibição do filme A Caminho de Kandahar, no projeto Cinema Comentado.

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Depois de um período de recesso, o projeto Cinema Comentado volta exibir o Cineclube Curta Circuito, em parceria com a Associação Curta Minas/ABD, de Belo Horizonte/MG.

Presente nas cidades de Ipatinga e Uberlândia, o Cineclube chegou a Montes Claros em setembro de 2006, com sessões aos sábados, de quinze em quinze dias, exibindo três curtas por sessão, com debate dos organizadores com o publico após cada sessão.

O Cinema Comentado, que há quatro anos vem trabalhando com a democratização do acesso às produções audiovisuais e formação de público, recebendo cerca 100 pessoas a cada sessão, já conseguiu criar um movimento de cineclube consolidado e público constante. Segundo seus coordenadores, essa parceria com a Associação Curta Minas/ABD vai contribuir para a entrada definitiva de Montes Claros num circuito alternativo de exibições cinematográficas de qualidade.

A temporada 2007 estréia no próximo sábado, 24 de março, com exibição do programa Abertura, uma das mais ousadas produções da televisão brasileira, veiculada semanalmente entre fevereiro e junho de 1979 pela extinta TV Tupi. O programa era apresentado baiano pelo cineasta baiano Glauber Rocha – que aparecia na telinha vestido de qualquer jeito, com cabelo e barba por fazer, ignorava e convidados e não tinha pudores diante da câmara.

Com uma metalinguagem irreverente e inovadora, típica de suas produções cinematográficas, Glauber Rocha introduziu um novo conceito de televisão no país. Declarações, entrevistas e personagens foram resgatadas e reunidas em treze trechos pela Tempo Glauber, do Rio de Janeiro, instituição que preserva e divulga a obra do cineasta, mantendo sua atuação na área audiovisual. O resultado desse trabalho será exibido no Cineclube Curta Circuito deste sábado, com comentários do vice-presidente da Associação Curta Minas /ABD, Vinicius Cabral.

Realizado através dos benefícios das Leis Municipal e Estadual de Incentivo à Cultura e apoio cultural de várias instituições e empresas, o Cineclube Curta Circuito acontece neste sábado, 24, excepcionalmente, às 18h30 – o Curta Circuito acontece quinzenalmente a partir das 18h - seguido do Cinema Comentado, que neste sábado exibe o filme A Caminho de Kandahar (Irã, 2001, Drama, 85 Minutos), do diretor Mohsen Makhmalbaf, dentro da, mostra Visões do Feminino.

Acadêmicos dos cursos da área de Ciências Humanas que comparecerem às sessões podem assinar a lista de presença e receber certificado de participação que vale como horas em atividades complementares.

- ABERTURA | Direção: Fernando Barbosa Lima e Glauber Rocha,


Apresentação: Glauber Rocha, RJ, 1979/1980, 13 fragmentos no total de 54'

- A CAMINHO DE KANDAHAR | Direção: Mohsen Makhmalbaf - Irã, 2001, Drama, 85'


Dia 24 de março, a partir das 18h30 na sala Geraldo Freire, ao lado da Câmara Municipal.


A entrada é gratuita.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por