Márcia Braga
Colaboração para O NORTE
Neste sábado, 12, o Cinema Comentado Cineclube continua a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo com a exibição de Até já (2004), dirigido por Benoît Jacquot. Ao desligar o telefone depois de um “até já” do namorado, Lili ainda não conhece toda a verdade sobre Bada: aquele que ela ama, aquele “príncipe” de parte alguma é um bandido. Bada acaba de cometer um assalto, há mortos. Estamos nos anos 1970, Lili tem 19 anos e, como num sonho acordado, salta do espaço “confortável” do apartamento paterno – de longos corredores, num belo bairro – e mergulha de cabeça numa geografia fugitiva – da Espanha para o Marrocos e para a Grécia –, passando de uma vida de garota normal para a vida que ela escolheu, com suas delícias e conseqüências.
Nascido em 1947, Benoît Jacquot iniciou sua carreira como assistente de direção na TV, filmando documentários e adaptações de obras literárias de Franz Kafka e Maurice Blanchot. Depois de trabalhar como assistente de Marguerite Duras, dirige, em 1975, um longa-metragem baseado em Dostoievski. A partir de 1990, Jacquot incorpora em sua filmografia o retrato da “juventude perdida” ao mesmo tempo em que filme com as grandes estrelas da França: Isabelle Huppert, Catherine Deneuve e Isabelle Adjani.
O Cinema Comentado Cineclube acontece todo sábado, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). A entrada é gratuita e há sempre um bate-papo após as exibições.
CINESESC
No domingo, 13, a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo é o cartaz do CineSesc, com a sessão do filme De volta à Normandia (2007), do diretor Nicolas Philibert. Em 1975, Philibert foi assistente de direção de René Allio em “Eu, Pierre Rivière, que Degolei minha Mãe, minha Irmã e meu Irmão”, baseado num crime local descrito em livro de Michel Foucault. Filmado na Normandia, a alguns quilômetros de onde aconteceu o triplo assassinato, o traço mais especial do trabalho de Allio era o fato de que todos os personagens foram interpretados por camponeses da região. Trinta anos depois, Philibert retorna à Normandia para reencontrar estes atores de ocasião, personagens da vida real.
O CineSesc acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube e a Programadora Brasil, apresentando sessões todos os domingos, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros, a partir das 19h. O endereço do Salão é Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.