Neste sábado, 20, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube apresentam uma sessão dupla de filme: os curtas do programa Eixo Brasil - Gregório Graziosi, do projeto Curta Circuito, seguidos pela estreia de Acácio, dirigido por Marília Rocha.
Entre 1918 e 2008, Acácio Videira dividiu a vida em três continentes. Nascido em Portugal, ele e sua esposa, Maria da Conceição, abandonaram a terra natal para se casar secretamente em Angola. Trinta anos depois, migraram para o Brasil fugindo da Guerra de Independência. A partir da história do casal, o documentário conecta os três países e estabelece uma reflexão sobre a arte, a política, relações colonialistas e, por fim, a memória.
A equipe de Marília fez seu primeiro contato com o protagonista por conta do acervo de filmes e fotos que ele fez nos anos em que a família morou em Angola. São imagens raras sobre a vida de angolanos e colonos portugueses. Escultor e pintor, Acácio reuniu um acervo que inclui não apenas obras de sua autoria (que possuem um enfoque etnográfico), mas também peças que recolheu durante sua permanência na África.
Para o crítico Alysson Oliveira, do site Cineweb, Acácio busca a intersecção entre as lembranças e a herança colonial portuguesa, e dá também espaço para que o artista exponha sua visão de mundo.
Marília, com sua câmera, capta não apenas o artista, mas também o homem, repleto de histórias, arte e lembranças. A relação entre ele e Maria da Conceição, por sua vez, mostra que, mais uma vez, o clichê não foi inventado ao acaso, e por trás de todo grande homem há uma grande mulher
O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.