![]() Ao lado de Selton Mello, nos bastidores de O Palhaço, um dos filmes mais conhecidos produzidos por Vânia |
Dirigido por José Luiz Villamarim, o longa-metragem, que chegou aos cinemas do País no último dia 9, tem a narrativa centrada no reencontro entre Irandhir Santos (Luzimar) e Júlio Andrade (Gildo). Amigo de infância de Luzimar, Gildo partiu para São Paulo em busca de uma vida mais confortável. Sem a mesma pretensão, Luzimar nunca deixou sua cidade natal. Trabalha numa fábrica de algodão como tecelão e leva uma vida modesta ao lado da mulher (Dira Paes).
O longa é produzido pela Bananeira Filmes, criada em 2000 pela produtora montes-clarense Vania Catani, que é uma das mais prestigiadas produtoras de cinema no Brasil, e tem como característica principal o investimento em produções independentes de notória qualidade artística.
Somadas, suas produções já foram exibidas em 250 festivais em 40 países e receberam mais de 160 prêmios.
DÉCADA DE 80
Vania iniciou sua carreira no final da década de 1980 com um vídeo independente e, a partir deste tempo, trabalhou como produtora de TV e vídeo entre 1987 e 1997 em Minas Gerais. Na década toda de 1990, ela organizou o Forumbhzvídeo (Festival de Vídeo e Arte Eletrônico) em Belo Horizonte. Durante a segunda parte de década de 90, quando aconteceu a “Retomada de Cinema Brasileiro”, ela começou enfocar na produção de cinema, mas sempre ficava um interesse forte no mercado independente.