Michelle Tondineli
Repórter
Com mais de 170 anos de existência, as festas de Agosto de Montes Claros começam amanhã e terminam no domingo 22. As festas acontecem em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Divino Espírito Santo.
Segundo a diretora do Centro Cultural, Rita Maluf, a festa é a maior e a mais importante da cidade.
- Ela é promovida pela Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos da cidade, presidida por João Pimenta dos Santos (Mestre Zanza), também coordenador das festas de agosto e chefe do 1º Grupo de Catopês de Nossa Senhora do Rosário, com efetivo apoio da Secretaria Municipal de Cultura - diz.
FOTO MICHELLE TONDINELI
Bumba meu Boi é um dos representantes das festas de Agosto.
Paralelamente as festas de agosto, há 32 anos são realizadas pela secretaria de cultura o Festival Folclórico de Montes Claros.
- O evento reúne grandes espetáculos instalados na Praça Portugal, em frente a igrejinha do Rosário, com inúmeros nomes e grupos da cultura popular e folclórica da cidade e região. Além de realizar o encontro de Cultura Popular e Educação, encontro de Ternos de Congado (o nosso catopé é o mesmo congado ou zumbi, com características regionais), oficinas artísticas e culturais e outros. E por último, acontece juntamente com as festas a exposição na Galeria de Artes Godofredo Guedes, “Reinados e Império das festas de agosto de Montes Claros”, que reúnem vestimentas, acessórios e outros elementos importantes nas composições de reis e rainhas, imperadores e imperatrizes, príncipes e princesas de antigos reinados de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito e Impérios do Divino Espírito Santo das festas de agosto -, destaca.
Rita Maluf lembra, ainda, que as festas são a oportunidade de lembrar e homenagear as famílias da comunidade montes-clarense.
- Famílias que foram festeiras das festas, colocando seus filhos como rei, rainha ou imperador e imperatriz, além de convidar crianças e organizar cortejo de príncipes e princesas, em cumprimento a promessa aos santos homenageados, e como forma de despertar maior interesse de outras famílias tradicionais da cidade e região, no sentido de participarem dos reinados ou o império das festas de agosto. Valorizando, fortalecendo e dando continuidade a maior e mais bela manifestação folclórica da cidade -, ressalta.
Outras informações: (38) 3229–3456, 3229–3457, 3229–3458.