O montes-clarense Magnum Raphael Zuba Martins, de 34 anos, foi o grande vencedor do concurso Gastronômico Chef Show, promovido pelas Faculdades Funorte, no último dia 18, no Campus JK. O chef esbanjou criatividade, talento e empreendedorismo culinário ao elaborar o Kit Burguer. Em uma caixa, o cliente recebe um blend artesanal de carne bovina, pão de milho artesanal, queijo minas, ketchup de pimenta biquinho e cebolas caramelizadas, feito com produtos regionais adquiridos dos produtores da região. A ideia é o cliente preparar o próprio hambúrguer.
 
Essa vitória não foi a única de Magnum. Em 2017, ele conquistou o título de melhor aluno da turma. “No início do curso de gastronomia, coloquei como meta que me ajudasse a construir a carreira: mergulhei no curso e foquei nos critérios de avaliação para conseguir me destacar. Foco nos objetivos e isso traz resultados importantes. Acredito que ingressar mais velho na faculdade e saber o que realmente queria me motivaram a ter mais foco”, conta.
 
Magnum iniciou a sua relação com a cozinha muito cedo. Era o responsável pela alimentação dos irmãos, quando os pais iam para o trabalho.“Mesmo não sendo o irmão mais velho, era eu quem preparava tudo”, diz. Com um pai cozinheiro de mão cheia acabou pegando gosto por cozinhar. Nas festas e reuniões da família, ele estava sempre na cozinha, à frente do fogão. A mãe queria um filho médico, mas não era o que ele queria.
 
“Comecei a acompanhar os grandes nomes e chefs de alta gastronomia, restaurantes e o que achava na época sobre o assunto. Naquele tempo, a profissão de cozinheiro não era reconhecida como hoje e não tínhamos tantas informações como agora”, diz.
 
Hoje, Magnum é chef residente no Buffet da Casa Madu, casa de eventos no bairro Ibituruna e tem serviço de home chef, onde atende o cliente em casa, fazendo eventos mais intimistas e corporativos.
 
Magnum nos presenteia com uma receita de pão de queijo que vai deixar o leitor com água na boca e ir correndo para a cozinha fazer essa delícia. Então, aproveite o isolamento e mão na massa!
 
RECEITA
Pão de queijo recheado com costela desfiada cremosa
- Receita de pão de queijo
200g de queijo meia cura ralado grosso
200g de polvilho azedo
100 ml de leite
40g de manteiga
1 ovo inteiro
Sal a gosto
 
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Aqueça o leite e a manteiga em uma panelinha até levantar fervura. Jogue a mistura fervente no polvilho e mexa para fazer uma pasta. Junte o queijo ralado e misture. Coloque o ovo e misture novamente. Ajuste o sal. 
Modele os pães (com as mãos untadas com óleo) e asse em fogo médio até ficar dourados.
 
Costela desfiada
700 gramas de capa de costela magra 
1 unidade alho poró 
400 gramas de cebolas picadas em brunoise 
2 cenouras cortadas e cubinhos 
100ml de óleo 
80g de extrato de tomate 
50g de alho picado 
150g de requeijão cremoso
50g de manteiga 
Sal 
Pimenta do reino moída na hora
Cheiro verde a gosto 
 
Modo de preparo do recheio
Cortar a capa de costela em cubos menores e temperar com sal e pimenta. Aquecer a panela de pressão, adicionar o óleo e selar bem a carne. Adiciona a cebola picada (cerca de 300g), o alho poró, metade do alho picado e a cenoura refogar bem até soltar o fundo da panela! Isso ajuda no sabor da costela!
Adiciona água quente até cobrir a carne e cozinhe na pressão por cerca de 40 minutos ou até a costela ficar bem macia a ponto de desfiar com o garfo!
 
Retirar o excesso de líquido e gordura. Desfiar a costela. Refogar o restante da cebola e do alho picado com a manteiga, acrescentar a costela desfiada e o extrato de tomate. Adicione o requeijão cremoso. Acertar sal e pimenta do reino e finalize com o cheiro verde a gosto!