Pelas ruas estreitas e charmosas do Antigo Arraial de Santa Cruz, surgido em 1728, a arte colonial se sobressai. Conhecer Chapada do Norte é conhecer sua história e vivenciar sua cultura. Impossível não se encantar com seu acervo histórico-cultural, sua forma, seus casarios antigos e suas Igrejas do século XVIII, como a Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Matriz de Santa Cruz, a Capela de Nossa Senhora da Saúde e a Capela do Bom Jesus da Lapa do séc. XIX.
Grande parte desta riqueza é verificada também em suas diversas danças e cantorias: os grupos folclóricosexistentes em todo o município, as comunidades remanescentes de Quilombo e as várias festas religiosa-culturais que acontecem durante o ano, destacando-se a Tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
Atrações culturais é que não faltam na cidade. São muitos os saberes do povo do lugar, como a comida típica, os meios de produção rural, sem falar no artesanato reconhecido e valorizado nacionalmente. É um município de uma extensão territorial vasta, “de um povo que guarda em cada canto um encanto e uma identidade tão expressiva e complexa”.