A cidade de São Paulo vai se consolidando como um dos mais importantes destinos para o artesanato tradicional mineiro. Desde a última terça-feira (22), às 18, A Casa- Museu do Objeto Brasileiro abriu as portas para a exposição “Sobre flores e bonecas: a cerâmica do Jequitinhonha”. São aproximadamente 2.000 peças de cerca de 30 artesãos de Santana do Araçuaí, no município de Ponto dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha.
Na abertura oficial, o curador da exposição - professor Ricardo Gomes Lima - mediou uma “rodada de conversa” com a participação de quatro artesãos. Os produtos estarão à venda até o dia 23 de dezembro, ou seja, os interessados na arte popular terão um mês para conhecer e, possivelmente, adquirir uma peça da autêntica arte popular.
A mostra na capital paulista é mais uma forma de valorização do artesanato da comunidade dos artesãos de Santa do Araçuaí, trabalho inspirado na obra criativa de “dona Izabel Mendes da Cunha” (1924 – 2014). A mestra, como também ficou conhecida ao longo de sua trajetória, foi reconhecida nacional e internacionalmente por diversos organismos, entre eles a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Ao mesmo tempo em que desenvolvia o seu trabalho, a mestra Izabel conseguiu ensinar a arte das bonecas a parentes e à comunidade deixando muitos discípulos e o legado de uma das mais expressivas formas de arte popular. Para essa exposição, a parceria envolveu as secretarias de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor/Idene), Sebrae Minas e A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, um dos espaços mais valorizados de São Paulo, que gentilmente recebe o trabalho dos mineiros do Vale do Jequitinhonha.
De acordo com os parceiros no evento, o artesanato é de fundamental importância na vida de muitas comunidades mineiras, razão pela qual merece todo o apoio possível para a inserção em novos mercados, por meio de mostras especiais ou feiras. São Paulo acolhe e valoriza o artesanato tradicional, facilitando a vida dos artesãos gerando emprego e renda.