Michelle Tondineli
Repórter
Minas Gerais será palco da 2ª edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, um dos maiores eventos culturais já promovidos no estado, através da secretaria de estado de Cultura e Iepha/MG - Instituto estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, até o fim de setembro. A ação é pioneira no país e teve início no ano passado, dentro das comemorações do ano da França no Brasil, uma vez que tem forte inspiração na experiência francesa das Journées du Patrimoine, realizadas naquele país desde 1984, com a finalidade de valorizar e compartilhar a memória e o patrimônio cultural, junto a toda a comunidade.
Além desta ação, acontece também a exposição de fotos históricas do município, realizada com sucesso na escola estadual Gonçalves Chaves, tombada pelo município através do decreto de lei nº 1.761, no período de 1º a 12 de setembro de 2010, escola esta que comemora 100 anos de existência. Haverá ainda uma grande exposição de artes e objetos sacros, na galeria de artes Godofredo Guedes, do centro cultural Hermes de Paula.
Para o presidente do Iepha/MG, Carlos Roberto Noronha, quatrocentas e cinquenta cidades mineiras demonstraram, com a pronta participação no grande evento estadual, grande comprometimento com a questão do patrimônio histórico e cultural.
- Prefeituras e instituições culturais se destacaram pela diversidade, criatividade e força de vontade na elaboração dos eventos propostos, demonstrando o quanto valorizam seu patrimônio cultural e sua preservação - afirma.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Ildeu Braúna, Montes Claros se cadastrou junto ao Iepha/MG para receber o evento.
- Serão seis grandes ações ou atividades da mais alta importância cultural, relacionadas à divulgação e preservação do patrimônio histórico e cultural de Montes Claros, conhecida lá fora pelo seu imenso potencial e indiscutível riqueza e grandeza artístico-cultural, como Cidade da Arte e da Cultura - afirma.
Rita Maluf ressalta que a exposição de artes e objetos sacros apresentará belas peças dos acervos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, Catedral Metropolitana de Montes Claros, Museu do Folclore e de particulares.
- Damos destaque para grandes candelabros, castiçais tradicionais, castiçais símbolo de Salomão, lanternas, imagens, estandartes dos padroeiros, genuflexório e outros, numa mostra extraordinária do conjunto de peças que compõem acervos concernentes às coisas divinas, à religião, aos ritos, ao que é sacro e santo - diz.
As demais ações são oficinas artísticas e culturais realizadas no centro de cultura popular Arte Ofício, situado na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, nº 20, no período de 20 a 24 de s; visita ao sobrado dos Versiani-Maurício (Casarão dos Maurício), em processo final de restauração, localizado no Entorno Histórico da cidade, na Rua Cel. Celestino, nº 99, às 16h do dia 24 de setembro de 2010, através de reunião especial do conselho municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Montes Claros; projeto Circuladô, no período de 22 a 29 de setembro; e lançamento do livro Hermes de Paula - Passado e Presente, de autoria de Amelina Chaves, na galeria de artes do centro cultural, às 20h, dia 30 de setembro.
Outras informações (38) 3229-3456.
