Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Centro Cultural expõe homenagem aos gorutubanos

Jornal O Norte
Publicado em 27/08/2010 às 11:21.Atualizado em 15/11/2021 às 06:37.

Michelle Tondineli


Repórter



Começou nesta semana no centro cultural Hermes de Paula exposição de telas com o tema Copa do mundo 2010, Gorutubanos e Brasil, com trabalhos de óleo sobre tela, da artista  plástica Soraya Correia.



A artista conta que tudo começou em 1982, quando, por problemas de saúde, ficava muito presa em casa. Com isso, ela resolveu copiar uma tela de sua tia.



- Realmente, a cópia ficou idêntica. Eu não tenho uma data certa de quando comecei a me profissionalizar. Comecei pintando só para mim, aí começaram as encomendas. Já participei de algumas exposições coletivas em Janaúba e fui recebendo convites para São Paulo, na cidade de Bertioga. Lá tem uma galeria que só tem leiloes, e eu sempre vendia todos. Expus também em Belo Horizonte, Uberlândia e Europa. Inclusive, no dia 10, eu embarco para expor na Alemanha, Suíça e Portugal. Sempre faço os quadros com o estilo solicitado pelo país. A Alemanha gosta dos quadros indígenas, com flores, já Portugal e Suíça são parecidos com o Brasil, destaca.



Soraya expõe pela segunda vez no centro cultural de Montes Claros.



- Por ter sido um ano de copa do mundo, procurei simbolizar isso nos animais, além de pintar um pouco os gorutubanos e o Brasil. Esta exposição é em homenagem a minha mãe e meu filho. Toda exposição eu homenageio alguém, além do amor pela minha terra. Eu tenho um sítio na barragem em Janaúba e sempre brinco que naquele mar de lua cheia eu me inspiro. Com a lua dando reflexo na água, ou uma pescaria, eu imagino a tela e fico ansiosa para por em prática. Pinto no papel e passo para a tela. Começo a pintar de manhã e vou pintando, sem hora para parar. Demoro de três dias a uma semana para finalizar um quadro. Eu não gosto de telas pequenas, costumo pintar em telas grandes. No exterior a preferência é pelas telas pequenas. Expor no exterior me encanta, às vezes as pessoas falam que santo de casa não faz milagre, e eu estou mostrando que faz, sim. Eu aprendi a andar sozinha, as pessoas conheceram meu trabalho e começaram a levar. Agora, sendo convidada para expor fora, com tudo pago, é maravilhoso. A nova galeria


na Alemanha pediu índios - diz.



O ateliê de Soraya fica em Janaúba. Em Montes Claros, ela usa o ateliê de Cristina Rabelo.



- Eu tenho liberdade de colocar na tela o que vem na mente, e não fico copiando a técnica, misturo um pouco de textura - afirma.



Esta exposição tem 23 quadros. Para a Europa eu vou levar 15 telas. Faço também pequenos oratórios com imagens sacras. No ano passado eu fiz 30 oratórios e este ano participei das festas dos catopês. Eu gosto mais de trabalhar com minha criatividade, pelo fato de que, quando recebo encomenda, fico preocupada de não agradar o cliente, de criar e ele não gostar. Então, sempre tenho telas em pronta entrega.



Soraya comenta ainda o cenário artístico regional.



- É maravilhoso o espaço que temos aqui. Quero expor todos os anos. As pessoas precisam dar mais valor e mais atenção à cultura, pois o nosso Norte de Minas tem muito artista talentoso, que precisa de oportunidades - diz.



A artista considera que a desunião é um dos fatores que impedem uma maior atuação dos artistas plásticos na região.



- Talvez, para melhorar, precisemos de uma interação dos artistas - diz.



Outras informações soracorreia@yahoo.com.br ou (38) 9177-0771 ou (38) 9988-1669.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por