Michelle Tondineli
Repórter
Construído em 1979, o prédio, localizado na Praça da Matriz, Centro de Montes Claros, que é sede da secretaria municipal de Cultura, possui a galeria de artes Godofredo Guedes, um espaço dedicado às artes plásticas; o auditório Cândido Canela, equipado com sistema de som, iluminação e ar condicionado, com 220 lugares, o único teatro oficial da cidade onde acontecem peças de teatro, shows musicais, palestras e quaisquer outras manifestações culturais; é também sede da academia montesclarense de Letras e abriga a biblioteca pública municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho.
Para comemorar o aniversário do centro cultural, será realizada uma programação especial nos dias 21, 22 e 23 de maio. O grupo teatral Encena, de Belo Horizonte, apresenta o espetáculo infantil Flicts, baseado na obra de Ziraldo. A direção é de Wilson Oliveira, agraciado pela associação mineira de críticos teatrais como o diretor revelação de 1984. A produção é de Mazarelo Teixeira, consagrada por produções como O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues, e Yabba Dabba Doo, melhor espetáculo infantil de 1997.
Flicts é um espetáculo que propõe a integração das pessoas em ambiente diverso. Os atores que vão apresentar o espetáculo são Henrique Meirelles, José Pintor, Adélia Carvalho, Leonardo Fernandes e Marcus Duarte.
Escrita por Ziraldo em 1968, quando o Brasil vivia sob o regime da ditadura militar, a obra narra a busca de identidade e amizade perpetrada por Flicts. É a história de uma cor procurando o seu lugar no mundo. Flicts é uma cor de que ninguém gosta, ninguém lê, da qual ninguém se lembra. Até que, fugindo dos seres humanos, ela vai até a lua, e descobre que a cor da lua é flicts.
Também no dia 21, o Encena ministra, das 09 às 12 horas, no Sesc, a oficina de teatro projeto Integrarte Autores Nacionais: Flicts, uma porta para o encantamento, abordando a leitura dramática e dinâmica de improvisação de pequenas cenas, a partir do repertório e material próprios de cada participante, monitorada por Adélia Carvalho e José Pintor.
As inscrições, gratuitas, já foram encerradas. Foram disponibilizadas 25 vagas. Mais Informações na secretaria de Cultura, pelo telefone 3229-3456.