As belezas e contrastes do Rio São Francisco serão tema principal da próxima obra do escritor Benedito Ruy Barbosa, que se notabilizou pelo interesse no meio ambiente e na rica biodiversidade brasileira.
“Velho Chico” é o nome da telenovela com previsão de estreia em março de 2016, na faixa das 21 horas, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Barbosa Luperi, respectivamente filha e neto de Benedito, sob supervisão geral do veterano novelista da TV Globo. Após 4 anos de pesquisas e intensas viagens, os dois roteiristas apresentaram o projeto, o teaser e uma sinopse da telenovela ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
- Nesse momento tão propício e tão preocupante para a temática das águas, queremos lançar um novo olhar para o Rio São Francisco, suas águas e as comunidades que vivem às suas margens - explicou Edmara Barbosa, que já assinou remakes de tramas criadas pelo pai, como as novelas Caboclas (1979 e 2004), Sinhá Moça (1986 e 2006) e Paraíso (1982 e 2009).
Com doses de romance e disputa de famílias, a obra abordará diferentes olhares para o rio, desde os poderosos “coronéis”, passando por políticos corruptos até jovens com novas ideias de preservação e convivência com as águas do rio. A telenovela retratará também os conflitos históricos pela posse e uso dos recursos hídricos, incluindo a questão dos grandes reservatórios construídos na década de 1960.
- Em nossas viagens, conhecemos muitos exemplos positivos de cuidado com rio e novas tecnologias a favor da sua preservação. Nosso desejo é apresentar essas novas formas de convivência, conscientizando as pessoas para a responsabilidade de cada um de nós com os destinos do rio - afirmou Bruno Luperi.
Em fase de preparação pela Rede Globo de Televisão, novela Velho Chico terá a sua trama recheada de dados da realidade sanfranciscana, abordando não só a difícil problemática atual do Velho Chico, especialmente a crise hídrica, como também as belezas naturais e as ações positivas em prol da natureza, da cultura regional, do interesse econômico e social.
O cenário evidenciará os desequilíbrios sociais advindos desse propósito, recheados pelos dramas familiares das diversas gerações.
A NOVELA
A novela se passa em 3 fases e a atriz Leticia Sabatella será a protagonista. Ligada à causa ecológica, ela se engajou no debate da transposição do Rio São Francisco, em 2007. Alguns dos atores da nova novela manifestaram-se em defesa do rio, iniciando um movimento em prol da revitalização da bacia. Estão previstas gravações em diversos municípios, a exemplo de Pirapora, Bom Jesus da Lapa, Piaçabuçu, Penedo, Petrolina, São Roque de Minas, Piranhas e Barra.