PRISCILA FERREIRA
Estagiária
Esta semana, entre os dias 06/06 e 11/06 a associação cultural Companhia dos Sonhos promove o 1° Celebrar Cultura, um evento que inclui palestras, mesas redondas, oficinas, espetáculos teatrais, shows musicais e outros tipos de apresentações artístico culturais em Montes Claros.
Segundo os realizadores, o projeto Celebrar Cultura trata-se de um evento que pretende criar um espaço de diálogo entre artistas locais, produtores, gestores e investidores de cultura do Norte de Minas Gerais, estabelecendo uma rede de intercâmbio de saberes, fazeres e produtos artístico-culturais da região.
O Celebrar Cultura começou na segunda com oficinas de Projetos e Produção Cultural no Norte de Minas, com a professora da Unimontes e diretora da Companhia do Sonho, Solange Sarmento, e com a oficina de Cultura e Patrimônio Imaterial, com o mestre Jarbas Siqueira.
As oficinas acontecem até a sexta-feira, sempre a partir das 14h, no Galpão Cultural Companhia do Sonho.
Na quarta começam palestras e intervenções culturais, além de mesas redondas e outras apresentações que contam com a participação de professores da cidade, grupos de teatro da Unimontes, e grupos culturais de outras cidades da região.
Destaque para as noites de apresentações, na quarta-feira, a partir das 20 horas, acontece o lançamento do CD Folianus Catopé, com espetáculo de mesmo nome. Na quinta também a partir das 20h, acontece o espetáculo teatral Amos Dell”arte, além das participações da Orquestra de Rabecas do Sertão e Orquestra Norte Mineira de Viola Caipira. Na sexta-feira têm apresentações de foliões e show musical com Inácio Loiola a partir das 21h30. O sábado será marcado pelas tradicionais apresentações de Catopés e Marujadas.
Em todos os dias de haverão barraquinhas de comidas e bebidas e stands de projetos culturais.
O cronograma completo, inscrições gratuitas, e mais informações sobre o evento estão no site celebrarcultura.webnode.com.br. As vagas são limitadas.
Quem quiser saber mais sobre a associação, pode visitar também o site companhiadosonho.webnode.com.br
– É um evento importante porque promove o congraçamento das artes cênicas, cultura popular e música. Agora as pessoas estão começando a perceber o potencial econômico da cultura e para trabalharmos com isso é preciso profissionalismo. Nossas oficinas pretendem fortalecer os produtores culturais da cidade – observa Solange.
Jéssica Freire, aluna de Solange e acadêmica do quinto período de teatro da Unimontes também concorda.
- As oficinas estão muito bacanas, fiquei instigada a pensar em projetos culturais futuros. Realizar eventos culturais de qualidade na cidade, e com profissionalismo, o que é muito importante – avalia.